Vanda Maria Menezes Barbosa

Vanda Maria Menezes Barbosa

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevistada se justificou por ser militante do movimento negro, desde o final da década de 1970, e possuir destacado papel na construção do movimento, em Alagoas, e na região Nordeste.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 28/10/2005
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Vanda Maria Menezes Barbosa
Nascimento: 12/3/1960; Maceió; AL; Brasil;

Formação: Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Alagoas.
Atividade: Foi uma das fundadoras da Associação Cultural Zumbi, em Alagoas no ano de 1979; participou, desde o início da década de 1980, do processo de tombamento da Serra da Barriga, que abrigou o Quilombo dos Palmares, e da criação do Memorial Zumbi; teve um importante papel na construção do Movimento Negro em Alagoas e na Região Nordeste; é policial civil do estado de Alagoas; desde 2002 é secretária de estado, ocupando a Secretaria Especializada da Mulher do Estado de Alagoas.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;