Alfredo Luís Porto de Britto

Alfredo Luís Porto de Britto

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta apenas em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou, entre outros, por ser autor de centenas de projetos de arquitetura e urbanismo.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Américo Oscar Freire
Data: 27/12/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Alfredo Luís Porto de Britto
Formação:
Atividade:

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Afonso Eduardo Reidy;
Arquitetura;
Brasília;
Habitação;
Le Corbusier;
Lúcio Costa;
Oscar Niemeyer;
Planejamento urbano;
Rio de Janeiro (cidade);
Urbanismo;

Sumário

Fita 1A: Le Corbusier; relação de Le Corbusier com arquitetos brasileiros; Oscar Niemeyer; Lúcio Costa; Afonso Eduardo Reidy; Alcides Rocha Miranda; Jorge Moreira; Luís Nunes; sensibilidade política dos arquitetos; transformação da arte moderna; Brasil e Le Corbusier como referências para os arquitetos; Escola Nacional de Belas Artes; mudança nos conceitos a partir de Le Corbusier; Alberto Monteiro de Carvalho; influência dos princípios corbusianos modernos; características e considerações sobre Reidy; Carmem Portinho; permanência dos princípios corbusianos na obra de Reidy; Niemeyer e seu afastamento de Le Corbusier; diferenças político-ideológicas entre os arquitetos; atuação de Reidy no IAB; afastamento de Reidy e Niemeyer: concurso do Centro Tecnológico da Aeronáutica – Brasília; trajetória de Reidy e trabalho com planos urbanísticos; Plano Agache; Rio Cidade; falta de prática dos arquitetos na elaboração de planos urbanísticos; desconhecimento da atuação de Reidy como professor; Gilson Mendes Lages.

Fita 1B: Faculdade de Belas Artes; considerações sobre Luís Nunes; Paulo de Camargo; visões sobre habitação social; Pedregulho: marco em habitação de caráter social e da arquitetura moderna; problemas relativos à habitação; BNH; Burle Marx; Favela Bairro; trabalho de restauração do prédio sede do Arquivo Nacional; preservação de patrimônios; importância do concreto armado para a construção brasileira; histórico da organização do espaço e da evolução de materiais para a construção; função do concreto armado; Le Corbusier; Pampulha (Niemeyer); Capela de Ronchamps (Le Corbusier).

Fita 2A: Impacto causado pelo concreto armado; passagem de Reidy pela prefeitura; considerações sobre Oliveira Reis; considerações sobre Carmem Portinho e sua influência sobre Reidy; Museu de Arte Moderna (projeto Reidy).