Ana Valéria Araujo

Ana Valéria Araujo

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Data: 9/4/2012
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Ana Valéria Nascimento Araujo Leitão
Formação: Formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ(1984); mestre em Direito Internacional pelo Washington College of Law.
Atividade: Coordenadora Executiva do Fundo Brasil de Direitos Humanos; advogada dos direitos indígenas;diretora geral da Rainforest Foundation; co-fundadora do Instituto Socioambiental(2004-2005).

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Recursos naturais;
Sociedade civil;

Sumário

Entrevista 09 de abril de 2012: A criação e o papel do Fundo Brasil de Direitos Humanos; os quatro primeiros diretores do fundo; o contexto do movimento dentro da Fundação Ford internacional de criação de uma iniciativa de fortalecimento da filantropia para justiça social no período da criação do Fundo; os financiamentos para a constituição do Fundo; o primeiro conselho e diretoria do Fundo; a estratégia operacional, a estrutura e o conselho consultivo do Fundo; a necessidade da criação de uma cultura de doação para direitos humanos na sociedade civil brasileira; o tratamento administrativo dado aos projetos financiados pelo Fundo; o trabalho de monitoramento dos projetos pelo Brasil; o processo de identificação dos melhores projetos; a proposta do Fundo de mobilização de recursos brasileiros; o apoio da Natura; a opinião da sociedade civil sobre as Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações filantrópicas; a importância da opinião da sociedade civil para captação de recursos; o apoio da Fundação Ford, da Fundação Kellogg e da Evangelischer Entwicklungsdienst no Fundo Brasil; a revista com a história do Fundo e o site; a relação entre a história de vida de Ana Araújo, o trabalho como advogada de povos indígenas e o contato com o Fundo; o trabalho no Instituto Sócio Ambiental (ISA); o papel fundamental da Fundação Ford no tema de direitos humanos.