Antônio Dias Leite II

Antônio Dias Leite II

Entrevista realizada no contexto do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001, com o objetivo de publicar um livro de depoimentos sobre Mario Henrique Simonsen - MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il. A escolha do entrevistado se justificou por sua possibilidade de avaliar o papel de Mario Henrique Simonsen no campo da economia no Brasil, visto que foi seu professor na Escola Nacional de Engenharia e foi diretor da Ecotec, onde Mario Henrique Simonsen trabalhou de 1957 a 1959, entre outras coisas.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Verena Alberti
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Dora Rocha
Data: 28/8/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Antônio Dias Leite Júnior
Nascimento: 29/1/1920; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Formou-se Engenheiro Civil e Mecânico pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (1937-1941).
Atividade: Assessor da Primeira Comissão de Planejamento Econômico criada no Brasil, pelo Presidente Getúlio Vargas, vinculado ao Conselho de Segurança Nacional (1944); professor assistente de Jorge Felipe Kafuri, na Cadeira de Economia Política e Estatística na Escola Nacional de Engenharia (1946); Livre-Docente da Escola Nacional de Engenharia (1948) e professor Catedrático da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil (1952); Diretor da ECOTEC- Economia e Engenharia Industrial S.A. Consultores, fundada em 1955; Subsecretário para assunto econômicos do Ministro da Fazenda San Tiago Dantas (1963); Membro do Conselho Consultivo do Planejamento (CONSPLAN), Órgão criado pelo presidente Castelo Branco com o objetivo de debater os problemas relacionados com a política econômica do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG); Presidente da Companhia Vale do Rio Doce (1967-1968); Ministro das Minas e Energia (1969-1974); Diretor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982-1985).

Levantamento de dados: Verena Alberti;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Dora Rocha;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Mário Henrique Simonsen;