Antônio Nilson Craveiro Holanda

Antônio Nilson Craveiro Holanda

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido diretor executivo e presidente do IPEA entre 1992 e 1993.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 23/6/2004
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Antônio Nilson Craveiro Holanda
Nascimento: 22/6/1935; Limoeiro do Norte; CE; Brasil;

Formação: Economia.
Atividade: Professor aposentado, advogado, economista, Superintendente do IPLAN e Secretário de Planejamento da SEPLAN (1971-1973). Presidente do Banco do Nordeste (1974-1979). Secretário Executivo do Ministério Extraordinário para a Desburocratização (1985). Diretor Executivo e Presidente do IPEA (1992-1993). Diretor de Planejamento e Avaliação da SEPLAN (1992-1993). Secretário-Adjunto de Políticas Regionais (1995-1997).

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;

Transcrição: Luana Soares F. Daraujo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;