Barbosa Lima Sobrinho III

Barbosa Lima Sobrinho III

Entrevista realizada pelo Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, criado pelo convênio entre a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o CPDOC-FGV, em 1997. O Núcleo se constitui em um centro de produção intelectual e referência documental sobre a história política da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Entre outros resultados, ele publica as entrevistas editadas na coleção "Conversando sobre Política". Esta entrevista encontra-se disponível apenas em sua versão publicada no livro "Crônica política do Rio de Janeiro", coordenado por Marieta de Moraes Ferreira. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. A escolha do entrevistado se justificou por ser membro da Associação Brasileira de Imprensa, onde foi várias vezes reeleito presidente, e da Academia Brasileira de Letras.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CRÔNICA política do Rio de Janeiro / Coordenadora Marieta de Moraes Ferreira. [Entrevistadores: Marly Silva da Motta, Carlos Eduardo Sarmento e Américo Freire]. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. 278p. il.

Américo Oscar Freire
Marieta de Moraes Ferreira
Data: 5/9/1997
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho
Nascimento: 22/1/1897; Recife; PE; Brasil;

Falecimento: 16/6/2000; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Bacharelado na Faculdade de Direito de Recife (1917).
Atividade: Jornalista; presidente da Associação Brasileira de Imprensa - ABI (1926-32); deputado federal pelo estado de Pernambuco (1935-37, 1946-48 e 1959-63); presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool (1938-46); deputado constituinte (1946); governador de PE (1948-51); presidente da Academia Brasileira de Letras; presidente da ABI (1980-2000)

Levantamento de dados: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Maria Teresa Lopes Teixeira;

Copidesque: Maria Teresa Lopes Teixeira;