Caio Mário da Silva Pereira

Caio Mário da Silva Pereira

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. Faz parte de uma série de entrevistas com os signatários do Manifesto dos Mineiros, realizada em 1977 sob coordenação da pesquisadora Lúcia Hippolito. O entrevistado foi signatário do Manifesto dos Mineiros (1943).
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Lucia Hippolito
Data: 31/3/1977
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Caio Mário da Silva Pereira
Formação: Faculdade de Direito de Minas Gerais.
Atividade: Participou da Fundação da União Democrática Nacional; professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais; consultor-Geral da República de Jânio Quadros.

Levantamento de dados: Lucia Hippolito;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Lucia Hippolito;

Transcrição: Lucia Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;

Copidesque: Lucia Hippolito;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Lucia Hippolito;

Caio Mário da Silva Pereira;
Estado Novo (1937-1945);
Manifesto dos Mineiros (1943);
Política estadual;

Sumário

Roteiro: Articulações para o lançamento do manifesto; a redação do documento; as principais lideranças do movimento; a distribuição do manifesto; as razões do lançamento de um manifesto mineiro; análise do texto; a reação do governo federal; as demissões; as assinaturas mais relevantes; a articulação entre o núcleo do manifesto e a UDN; a candidatura de Eduardo Gomes; a queda do Estado Novo; raízes históricas do Manifesto dos Mineiros; PSD e UDN em Minas; o liberalismo em Minas Gerais; o papel da consciência mineira.