Carlos Antonio Lopes Pereira

Carlos Antonio Lopes Pereira

Entrevista realizada no contexto do projeto "Trajetórias da universidade privada no Brasil: realização e edição de entrevistas", desenvolvido entre 2000 e 2001, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a colaboração de consultores do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília (NESUB), com o objetivo de elaborar um livro de depoimentos com dirigentes de universidades privadas brasileiras. Publicada no livro TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v. Este livro está disponível para consulta na Estante Virtual: clique aqui. Para acessar diretamente este depoimento clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou pela possibilidade de oferecer informações sobre a organização acadêmica da Universidade Gama Filho.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v.

Verena Alberti
Luciana Quillet Heymann
Data: 3/7/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Carlos Antonio Lopes Pereira
Nascimento: 28/4/1931; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Oficial do Exército formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 1952; Engenheiro Civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia, em 1957; Teólogo pelo curso superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília, em 1991.
Atividade: Professor do IME (1961-75) e da PUC/Rio (1963-75) tendo sido o primeiro Coordenador da Pós-Graduação nas duas Instituições. Desempenhou diversas funções na FINEP, foi Diretor Geral do Instituto Nacional de Tecnologia (1979-80) e Assessor do Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (1991-97). Foi Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Castelo Branco (1997-99). Na Universidade Gama Filho desempenhou as funções de Coordenador de Curso (engenharia civil) e Assessor de Planejamento Estratégico.

Levantamento de dados: Regina Santiago;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Luciana Quillet Heymann;Regina Santiago;

Conferência da transcrição: Fernanda Assunção Paiva;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Atividade acadêmica;
Bolsas de estudo e de pesquisa;
Ceará;
Educação;