Carlos Wilson Campos

Carlos Wilson Campos

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória Viva" na vigência do contrato entre o CPDOC/FGV e a Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, entre março de 2005 e 2007. O projeto visa à criação do Núcleo de Memória Pernambucana (NUPEME), que compreende a montagem de um banco de entrevistas sobre a história política contemporânea de Pernambuco com políticos pernambucanos de expressão regional e/ou nacional que atuaram ou atuam no Poder Legislativo. O material produzido foi editado, dando origem ao livro PROJETO memória Viva: 14 depoimentos sobre a política pernambucana / Organizadoras Celia Costa e Dulce Pandolfi. Recife: Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2007. 2v. il. A escolha do entrevistado se justificou por ser uma liderança importante no cenário político regional e nacional. A entrevista ocorreu no escritório político do entrevistado.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: PROJETO memória Viva: 14 depoimentos sobre a política pernambucana / Organizadoras Celia Costa e Dulce Pandolfi. Recife: Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2007. 2v. il.

Célia Maria Leite Costa
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 9/1/2006
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Nascimento: 11/3/1950; Recife; PE; Brasil;

Formação: Faculdade de Ciências Jurídicas e Econômicas.
Atividade: Deputado federal pelo Estado de Pernambuco (1975-1987); vice-governador do Estado de Pernambuco (1987-1990); governador do Estado de Pernambuco(1990-1991); senador pelo Estado de Pernambuco (1995-2003).

Levantamento de dados: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;

Teotônio Vilela;
Ulysses Guimarães;

Entrevista 09/01/2006
Fita 1-A: Data e local de nascimento; origem familiar classe média urbana; pai comerciante; primeiras influências políticas; estudos em Recife; internato no Colégio Diocesano de Garanhuns; cursou Direito e Economia em Brasília; chefe de gabinete de Moura Cavalcanti, no Incra, em Brasília; eleição para deputado federal em 1974 ( terceiro mais votado no estado); episódio de cassação do pai; participação no grupo Renovação (ARENA) sob o comando de Teotônio Vilela; fundação do Partido progressista ao lado de Tancredo Neves; fusão do PP com o PMDB. ........................ p.1-8.

Fita 1-B: Diretas Já; eleições de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral; vice-presi); avaliação do governo Sarney; campanha eleitoral de 1986 em Pernambuco ( candidato a vice-governador na chapa com Miguel Arraes); atuação como vice-governador; governo de Pernambuco (1990-1991); Secretaria Nacional de Irrigação do governo Itamar Franco (1993); atuação no Senado..... p. 8 -15.

Fita 2-A: Atuação no Senado (Comissão para levantamento no país das obras inacabadas); candidato a governador em 1998, pelo PSDB; posição favorável às privatizações 9 críticas à maneira como o processo foi conduzido); vortopu pela quebra do monopólio estatal do petróleo; avaliação favorável da privatização do setor de telecomunicações; escolha de seu nome para presidência da Infraero (PTB); atuação na Infraero (reforma e construção de aeroportos no Nordeste); eleições em 2002 (derrota no Senado); eleições estaduais em Pernambuco (2002); avaliação positiva do governo Lula; creise política ( mensalão) pode afetar o PT nas eleições de 2006; necessidade de reforma política no país (financiamento público de campanha, mandato de cinco anos, sem reeleição etc.) ................................................................................... p.15 -22.

Fita 2-B: Candidatura de Lula à presidência da República; avaliação positiva da gestão de João Paulo na Prefeitura do Recife; candidatura do entrevistado à Câmara federal; comentários sobre a crise política atual, perdas do PT e decepção da população; observações sobre o projeto Memória Viva de Pernambuco ( Alepe) ........................................................................................ p.22-27.