Darci Burlandi Cardoso

Darci Burlandi Cardoso

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória e história da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro”, desenvolvido pela FGV Projetos em parceria com o CPDOC e viabilizado da Defensoria Pública do Estado do Rio de janeiro, em 2014. O projeto visa, a partir dos depoimentos cedidos, a publicação de um livro.
Entrevista em texto disponível para download.

Manuela Rodrigues Fantinato
Talita de Siqueira Marçal
Data: 2/6/2014
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Darci Burlandi Cardoso
Formação: Bacharel em Direito pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1992).
Atividade: Atuação no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS, 1985); Serventuária de Justiça (1985/1993); defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro (1993); professora da Universidade Veiga de Almeida (1996/2005); professora convidada da Universidade Estácio de Sá (2003); diretora da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (2006); diretora Tesoureira da Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ).

Levantamento de dados: Talita de Siqueira Marçal;Manuela Rodrigues Fantinato;Guilherme Mello;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Talita de Siqueira Marçal;Manuela Rodrigues Fantinato;Guilherme Mello;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Ninna Carneiro;

Sumário: Manuela Rodrigues Fantinato;

Anos 1990;
Anos 2000;
Defensoria Pública Estadual;
Economia;
Formação profissional;
Inclusão digital;
Rio de Janeiro (estado);
Sérgio Cabral;

Sumário

Trajetória pessoal e profissional da entrevistada; reflexões sobre o panorama socioeconômico do país e do estado na década de 1990 e o papel da Defensoria Pública; desafios e conquistas da coordenação institucional da Defensoria Pública estadual nos anos 2000; apontamentos sobre a Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) como instrumento de divulgação do trabalho da instituição e o acesso digital à justiça; implantação da Central de Atendimento ao Cidadão (CRC); funções e finalidades da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública estadual: principais demandas e reivindicações da classe dos defensores públicos e da população assistida; panorama e reflexões sobre a atuação dos núcleos de atendimento especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; balanço administrativo e gerencial da instituição e relacionamento com os Governos de Sérgio Cabral; projetos e perspectivas de modernização da instituição; tendências de atuação da defensoria pública.