Edson Nunes I

Edson Nunes I

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou por seu cargo como vice-presidente executivo do Ipea em 1986 e como técnico do Ipea entre 1985 e 1994.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 8/10/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Edson de Oliveira Nunes
Nascimento: 13/11/1947; Bom Jesus do Itabapoana; RJ; Brasil;

Formação: Bacharel em Ciências Sociais (1968-1971) e em Direito (1967–1973) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Política e Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) (1977). Ph.D. em Ciência Política pela University of California (1984).
Atividade: Professor titular, assistente e conferencista na Escola Nacional de Administração Pública (1988-1999), no Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia (1981). Chefe da Delegação Brasileira à Reunião Anual da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) (1985). Vice-presidente executivo do Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA) (1985-1994). Secretário-geral adjunto do Ministério do Planejamento (1985-1986). Presidente e conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), do Conselho de Administração do BNDES e da DATAPREV (1986-1988). Presidente do IBGE (1987-1988). Pró-reitor de planejamento e desenvolvimento da Universidade Candido Mendes. Diretor geral do DATABRASIL- Pesquisa e Informação. Professor da Universidade Candido Mendes.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;

Transcrição: Oswaldo Cordeiro de Farias;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;