Elon Lages Lima II

Elon Lages Lima II

Entrevista realizada no contexto do projeto "Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA): 50 anos de história", na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e o IMPA, entre maio de 2001 e abril de 2002, visando a constituição de um acervo de depoimentos sobre a história da instituição. O projeto resultou na publicação do livro “IMPA – 50 anos”. A escolha do entrevistado se justificou por sua importância na Matemática e por ter sido um dos primeiros estudantes do IMPA (desde sua criação) e de onde é pesquisador desde 1958. Além disso, foi diretor do Instituto em três momentos: 1969/71, 1979/80 e 1989/93; Idealizador e coordenador do Projeto Euclides, da Coleção Matemática Universitária e do Projeto IMPA-VITAE (IMPA). No momento está aposentado, mas continua como Pesquisador Aposentado e como Pesquisador Emérito.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IMPA – 50 anos / Editores Jacob Palis, César Camacho, Elon Lages Lima. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.

Ignez Cordeiro de Farias
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 8/5/2001 a 19/10/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Elon Lages Lima
Nascimento: 9/7/1929; Maceió; AL; Brasil;

Formação:
Atividade: Pesquisador do IMPA desde 1958; de julho de 1964 a outubro de 1965 foi professor titular e coordenador do Instituto de Matemática da Universidade de Brasília; diretor de IMPA- (1969-71, 1979/80 e 1989/93); vice-diretor do IMPA de 1980 a 1992; membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1968/71 e 1989/93) e da CAPES (1969/71); presidente da Sociedade Brasileira de Matemática 1973/75; membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1966; professor da Escola de Pós-graduação em Economia- EPGE da FGV.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Sérgio Lamarão;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Zeferino Vaz;

Sumário

A vocação para a matemática; a contratação pelo Colégio Estadual do Ceará; os estudos secundários: a influência do professor Benedito de Morais; a formação universitária: os primeiros anos na Faculdade de Filosofia de Fortaleza e a continuação dos estudos na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil; as debilidades do curso de matemática da Faculdade Nacional de Filosofia; o grupo de estudos, sob a orientação de Maurício Matos Peixoto e Leopoldo Nachbin; a pós-graduação na Universidade de Chicago: a bolsa da Fundação Rockefeller; o ingresso no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) como pesquisador bolsista; a contratação pelo Instituto em 1972; a instabilidade dos pesquisadores brasileiros; a falta de apoio governamental à ciência, sobretudo à matemática; a natureza da atividade científica; os pioneiros da matemática no Brasil: Joaquim Gomes de Souza, Oto de Alencar e Amoroso Costa; a contribuição de Lélio Gama; as perspectivas da matemática brasileira; a natureza do trabalho do matemático; a criação do CNPq e sua importância para o amadurecimento da ciência brasileira; a participação dos cientistas nas decisões do antigo e do novo CNPq; as bolsas de estudo no exterior concedidas pelo Conselho; o incentivo do IMPA à publicação das teses de doutoramento em revistas internacionais; o aproveitamento dos pós-graduados pelo Instituto; a carreira de pesquisador no IMPA; os critérios de avaliação da produtividade dos pesquisadores; a importância do doutoramento para a formação do matemático; as atividades desenvolvidas no IMPA como professor e administrador; a interrupção das pesquisas para a publicação de um livro de matemática; o intercâmbio entre a equipe de pesquisadores do IMPA; a Comissão Técnico-Científica do Instituto.