Flávio Jorge Rodrigues da Silva

Entrevista

Flávio Jorge Rodrigues da Silva

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado justificou-se, entre outras coisas, por ter sido um dos fundadores da Soweto - Organização Negra e pela sua participação na comissão de organização do I Encontro Nacional de Entidades Negras (Enen).
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 20/7/2004
Local(ais):
São Paulo ; SP ; Brasil

Duração: 1h55min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Flávio Jorge Rodrigues da Silva
Nascimento: 1/1/0001; São Paulo; SP; Brasil;

Formação:
Atividade: Foi um dos fundadores da Soweto- Organização Negra e participou da Comissão de Organização do I encontro Nacional de Entidades Negras (ENEN). Foi leito primeiro secretário da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Equipe


Transcrição: Amilcar Araujo Pereira;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Maurício Silva Xavier;

Temas

Discriminação racial;
Esquerda;
Fernando Henrique Cardoso;
Imprensa alternativa;
Luiza Erundina de Sousa;
Movimento estudantil;
Movimento negro;
Movimentos políticos;
Partido dos Trabalhadores - PT;
Pontifícia Universidade Católica;
Racismo;
São Paulo;

Sumário

Fita 1-A: origens familiares; infância na cidade de Paraguaçu (SP); influência da avó na formação intelectual do entrevistado; problemas enfrentados na ida para São Paulo, capital; recordações sobre a passagem do entrevistado pela Escola Técnica de Contabilidade (SP); primeiros contatos com a política, ainda em Paraguaçu, através de um grupo de jovens do Rotary Clube ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB); comentários sobre as festas juninas da região; questões raciais presentes nas festividades da cidade, devido à influência de remanescentes de um quilombo da região; comentários sobre a passagem do entrevistado pelo exército em Mato Grosso; o retorno para São Paulo após o serviço militar; motivos pelos quais o entrevistado fez a escolha de carreira profissional por ciências contábeis na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); comentários sobre a atividade de office-boy paralela à faculdade; primeiros contatos com o movimento estudantil na PUC-SP; detalhes sobre a entrada para o núcleo estudantil do movimento Liga Operária; participação no diretório acadêmico das escolas de Economia, Administração e Ciências Contábeis da PUC-SP (1976); participação na comissão pró-DCE livre da PUC-SP (1977); contatos com o Núcleo Negro Socialista da Liga Operária; comentários sobre o jornal negro Versus; importância do Jornal clandestino Árvore das palavras do Núcleo Negro Socialista; considerações sobre a fundação do Movimento Unificado contra a Discriminação Racial, futuro Movimento Negro Unificado (MNU, 1977-78).
Fita 1-B: comentários sobre a impossibilidade de integrar o Núcleo Negro Socialista da Liga Operária; participação do entrevistado na organização de Grupo Negro da PUC; relato sobre as origens do MNU; contatos com Abdias do Nascimento na PUC-SP; atuação acadêmica de Abdias do Nascimento; balanço sobre o Terceiro Congresso de Cultura Negra das Américas, realizado na PUC-SP (1982); detalhes sobre os primeiros contatos com o Partido dos Trabalhadores (PT), na época da fundação; importância de Milton Barbosa para o movimento negro; contatos com o sociólogo Florestan Fernandes; participação do entrevistado na Comissão do Centenário da Abolição do PT; relevância da criação da Fundação Palmares (1988); comentários sobre as divergências entre o MNU e o Grupo Negro da PUC; contatos com Amauri Pereira e Yedo Ferreira; considerações sobre o jornal Sinba; entrada do entrevistado na organização negra Soweto (1991).
Fita 2-A: participação do entrevistado na organização do Primeiro Encontro Nacional de Entidades Negras (1991); atuação do entrevistado no governo de Luisa Erundina, na prefeitura de São Paulo; avaliação dos atos de comemoração do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares; comentários sobre a criação do grupo de trabalho interministerial, no governo Fernando Henrique, dirigido pelo Hélio Santos, para formular uma discussão de políticas públicas sobre a questão racial (1995); importância da criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT (1995); eleição do entrevistado para primeiro secretário nacional de combate ao racismo do PT (1995); participação da organização Soweto na área de educação e no meio acadêmico; papel das mulheres na organização Soweto; balanço da Conferência Mundial contra o Racismo em Durban (2001); discussão sobre a luta contra o racismo para além da discriminação dos negros; debate sobre as ações afirmativas governamentais para negros; considerações sobre as cotas para negros nas universidades.
Fita 2-B: opinião sobre a relação entre as novas gerações e o movimento negro; balanço da vida profissional do entrevistado; comentários sobre a Fundação Perseu Abramo; discussão sobre a questão urbana em São Paulo; balanço geral da trajetória do movimento negro; considerações sobre os protestos na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil (2000); contatos com lideranças indígenas durante os protestos; o sectarismo racial no bairro Ipiranga (São Paulo); perspectivas sobre o futuro da questão racial no Brasil; comentários sobre as memórias da avó sobre o bisavô Jorge.



Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados