Francisco de Assis Magalhães Gomes II

Francisco de Assis Magalhães Gomes II

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. Faz parte de uma série de entrevistas com os signatários do Manifesto dos Mineiros, realizada em 1977 sob coordenação da pesquisadora Lúcia Hippolito. O entrevistado foi signatário do Manifesto dos Mineiros (1943)
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Lucia Hippolito
Data: 8/6/1977
Belo Horizonte ; MG ; Brasil

Nome completo: Francisco de Assis Magalhães Gomes
Nascimento: 16/1/1906; Ouro Preto; MG; Brasil;

Formação: Engenharia Civil e de Minas pela Escola de Minas de Ouro Preto (1928).
Atividade: Chefiou a seção técnica de águas e esgotos da Prefeitura de Belo Horizonte (1928-1938); lecionou física no curso anexo à Faculdade de Medicina da UFMG (1930); eleito catedrático interno de física pela Congregação da Escola de Engenharia da UFMG (1933); venceu o concurso As Cátedras de Física da Escola de Minas de Ouro Preto e da Escola de Engenharia da UFMG (1938); foi professor do Departamento de Física da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFMG; saiu da Escola de Minas em 1950; organizou e dirigiu o Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR) as UFMG (1954); foi professor titular e diretor do Instituto de Física da UFMG; dirigiu o Instituto de Ciências Exatas da Universidade (1964); aposentou-se da Escola de Engenharia em 1965, deixando a direção do IPR; concluiu sua gestão no Instituto de Ciências Exatas da UFMG em 1968.

Levantamento de dados: Lucia Hippolito;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Lucia Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;

Copidesque: Lucia Hippolito;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Lucia Hippolito;

Francisco de Assis Magalhães Gomes;
Manifesto dos Mineiros (1943);
Política estadual;

Sumário

Roteiro: Articulações para o lançamento do manifesto; a redação do documento; as principais lideranças do movimento; a distribuição do manifesto; as razões do lançamento de um manifesto mineiro; análise do texto; a reação do governo federal; as demissões; as assinaturas mais relevantes; a articulação entre o núcleo do manifesto e a UDN; a candidatura de Eduardo Gomes; a queda do Estado Novo; raízes históricas do Manifesto dos Mineiros; PSD e UDN em Minas; o liberalismo em Minas Gerais; o papel da consciência mineira.