Gilnei Mourão Teixeira

Gilnei Mourão Teixeira

Entrevista realizada no contexto do projeto "EBAPE: 50 anos de história" desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola Brasileira de Administração Pública, entre junho de 2001 e março de 2002. O projeto resultou na publicação do livro "A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC" / Organizadoras: Helena Bomeny e Marly Motta. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. A escolha do entrevistado se justificou por sua graduação em Administração Pública pela EBAPE/FGV, e por ser professor extra-carreira da EBAPE.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: BOMENY, Helena; MOTTA Marly (Orgs.). A ESCOLA que faz Escola: EBAP 50 anos, depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 492p. il.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Marly Silva da Motta
Data: 3/9/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Gilnei Mourão Teixeira
Formação: Pós-graduado em Relações do Trabalho pela Universidade de Cornell-USA; graduado em Administração Pública pela Ebape/FGV.
Atividade: Professor da EBAPE; professor convidado da PUC - Rio, da UCAM, do Instituto Nacional de Administração de Portugal; colaborador externo da Organização Internacional do Trabalho; diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos; consultor de projetos de consultoria da FGV- Consulting.

Transcrição: Claudia Peçanha da Trindade;

Conferência da transcrição: André Vianna Dantas;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Anos 1950;
Benedito Silva;
Ceará;
Ciências Sociais;
Diretórios acadêmicos;
Greves;
Movimento estudantil;
Petrobras;
Recursos humanos;

Sumário

FITA 1-A: considerações iniciais sobre a vinda para a EBAP (1955): o recrutamento no Ceará, as impressões iniciais sobre o clima da Escola, a relação entre os alunos, o funcionamento da Escola, Benedicto Silva e a EBAP; o movimento estudantil dentro da EBAP: na presidência do diretório acadêmico da Escola; o passado do entrevistado no movimentos estudantil no Ceará; novos comentários acerca do movimento estudantil dentro da EBAP: a greve dos promovida pelo diretório acadêmico dentro da Escola; sobre o início do trabalho na Petrobrás: o encanto; considerações a respeito da ênfase da Escola em Ciências Sociais (anos 50); novos comentários sobre o início do trabalho na Petrobrás: o encanto; breves comentários sobre os professores que marcaram o entrevistado; considerações sobre o conceito de administração de pessoal na virada dos anos 50 para os 60: análise sobre as heranças da política dos 30 e a fase tecnicista da administração.

FITA 1-B: considerações sobre o conceito de administração de pessoal entre os anos 50 e 70: análise sobre as heranças da política dos anos 30 e a fase tecnicista da administração (cont.), sobre as concepções de administração de pessoal nos anos 70 e atualmente; novos comentários sobre sua atividade na Petrobrás, junto à área de recursos humanos; breves comentários sobre a concepção de administração do entrevistado; novas considerações acerca das ênfases do currículo da EBAP; sobre a volta para a EBAP, como professor, em 1968-69: a aproximação de EBAP e Petrobrás nos anos 70; comentários acerca dos convênios firmados pela Petrobrás para a busca de quadros; novos comentários sobre a volta para a EBAP, como professor, em 1968-69: o perfil dos alunos; considerações a respeito das discussões em torno do fim da graduação.

FITA 2-A: considerações a respeito das discussões em torno do fim da graduação (cont.); considerações acerca do retorno da graduação da Escola, previsto para 2002; acerca das de formação oferecidas por um curso regular de graduação e os cursos de MBA; sobre as concepções brasileira e americana em torno da regulamentação das profissões; comentários acerca dos currículo proposto para o retorno da graduação em comparação com os currículo da época de sua formação (anos 50): o papel das Ciências Sociais atualmente.