Hélia Nacif

Hélia Nacif

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta apenas em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). A escolha da entrevistada se justificou por exercer, à época da entrevista, a Secretaria Municipal de Urbanismo, definindo a política para o setor.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CAPÍTULOS da memória do urbanismo carioca : depoimentos ao CPDOC/FGV / Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002. 232p. il.

Américo Oscar Freire
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Data: 12/12/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Hélia Nacif Xavier
Formação: Arquiteta.
Atividade: Secretária municipal de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisa e elaboração do roteiro: Américo Oscar Freire;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Arquitetura;
Banco Mundial;
Banco Nacional de Habitação;
Carlos Lacerda;
Favela;
Geografia;
Instituto Brasileiro de Administração Municipal;
Planejamento urbano;
Rio de Janeiro (cidade);
Roberto Saturnino Braga;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Urbanismo;

Sumário

Fita 1A : Trajetória profissional; início do contato com a questão urbana; Faculdade de Arquitetura - UFRJ; estágios; trabalho como arquiteta; Zanini; direcionamento e estratificação da arquitetura; trabalho em empresa de construtura; Elias Kauffman; trabalho sobre a Verolme (residência operária); trabalho de graduação - BNH; Fernando Souto; reurbanização de favela; assessoria de arquitetura e urbanismo - Companhia Fluminense de Turismo; Carlos Nelson; encaminhamento para o urbanismo; politização e contestação na questão urbana; intervenção urbanística; Favela Bairro - Conde; intervenções em favelas; COOPE; Lísia Bernades; aproximação com a geografia; importância da dimensão social do espaço; trabalho com planejamento no estado do Rio de Janeiro - governo da fusão; FUNDREM; Lerner; Programa de Planejamento Urbano e Regional (PUR); realização de pesquisas.

Fita 1B: Motivos da aproximação com a geografia; realização de tese sobre bairro; Laranjeiras; organização da associação de moradores de Laranjeiras; legislação da cidade do Rio de janeiro; interferência do mercado imobiliário e sua relação com o poder público; FUNDREM; Francisco Ligure; trabalho de articulação com os municípios - organização da ocupação; implantação do sistema de planejamento municipal; assistência técnica aos municípios; desarticulação do estado do RJ; Le Corbusier; necessidade da criação de banco de projetos; importância da região metropolitana e do município-pólo da região metropolitana; trajetória na FUNDREM; trabalho na região metropolitana - IUPERJ e prefeitura do RJ; trabalho com meio ambiente; PROMON; trajetória profissional na prefeitura; contato com saneamento ambiental; vertente físico-territorial; legislação urbanística.

Fita 2A: Urbanismo e política; descaso com o urbanismo - setor de planejamento; governo Brizola: compartimentação da administração; Secretaria de Urbanismo da prefeitura do RJ; IBAM; trabalho com prevenção e planejamento no governo do estado do RJ; estruturação do núcleo de meio ambiente no IBAM; realização de trabalhos e cursos no IBAM; realização de consulta nacional sobre gestão do saneamento e do meio ambiente urbano; Secretaria de Planejamento do estado do RJ; programa Baixada Viva; atuação do Conde no urbanismo: mudança na questão urbana; engessamento da cidade do RJ pelo plano diretor; compartimentação física da cidade do RJ; ocupação predatória e fragilidade urbana do RJ; legislação.
Fita 2B: Projeto Aprovado de Loteamento (PAL); volta do projeto urbano (Conde); reestruturação da Secretaria de Urbanismo; IPLAN Rio; Rio Cidade; Favela Bairro; Linha Amarela; flexibilização da administração; Conselho de Política Urbana (CONPUR); legislação urbana; instrumentos de flexibilização; descentralização administrativa; operação urbana; necessidade de propostas; dificuldade para demolição do Palace; operação urbanística no patrimônio histórico; estatuto da cidade.

Fita 3A: Estatuto da cidade; captação da mais valia urbana; melhoria e democratização da informação; bases conceituais do novo urbanismo; desorganização urbana; estudo urbanístico; Rio Cidade; política habitacional.