Ivan da Silveira Serpa

Ivan da Silveira Serpa

Entrevista realizada no contexto do projeto “Democracia e Forças Armadas na Nova República”, desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1996 e 2000. A pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares e integrou o projeto “Brasil em transição: um balanço do final do século XX”, apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação do livro "MILITARES e Política na Nova República" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001, 360p. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual. Para acessá-lo, clique aqui. A escolha do entrevistado justificou-se por ter sido Comandante da Escola Naval, chefe do Estado-Maior da Armada e Ministro da Marinha.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Referência completa: "MILITARES e Política na Nova República" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001, 360p.

Maria Celina D`Araujo
Celso Castro
Data: 9/10/1997 a 5/12/1997
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Ivan da Silveira Serpa
Formação: Escola Naval.
Atividade: Contra-Almirante da Marinha. Comandante da Escola Naval. Chefe do Estado-Maior da Armada. Foi ministro interino da Marinha no governo Itamar Franco, de 8 de outubro de 1992 a 1 de janeiro de 1995.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;