Jean-Christophe Yoccoz

Jean-Christophe Yoccoz

Entrevista realizada no contexto do projeto "Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA): 50 anos de história", na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e o IMPA, entre maio de 2001 e abril de 2002, visando a constituição de um acervo de depoimentos sobre a história da instituição. O projeto resultou na publicação do livro "IMPA - 50 anos". A escolha do entrevistado se justificou por ser, entre outras coisas, um grande pesquisador e professor no Collège de France, em Paris; pesquisador do IMPA; Membro da Academia de Ciências da França e do Brasil.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IMPA – 50 anos / Editores Jacob Palis, César Camacho, Elon Lages Lima. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.

Ignez Cordeiro de Farias
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 30/8/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Jean-Christophe Yoccoz
Nascimento: 29/5/1957; Paris; --; França;

Formação: Ecole Normale Supérieure da Rue D`ulm (1975-1979); mestrado em Matemática - Université Paris Vii (1976); D.E.A. - diplome D`études Aprofondie de Mathématiques (Université de Paris-Sud, orientador: M. R. Herman) (1978); thèse D`état (PHD)(1985).
Atividade: Pesquisador do C.N.R.S.- Centre National de Recherche Scientifique (Université de Paris- SUD) (1979-); serviço militar em cooperação com o IMPA (Rio de Janeiro) (1981/1983); chefe de pesquisa do C.N.R.S. na Ecole Polytechnique (1983); professor na Université de Paris- SUD (1988); professor no Collège de France (1966-)

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;