João Moacir de Medeiros

João Moacir de Medeiros

Entrevista realizada no contexto do projeto "A propaganda brasileira: trajetórias e experiências dos publicitários e das instituições de propaganda", desenvolvido pelo CPDOC por iniciativa da ABP - Associação Brasileira de Propaganda e com apoio da Souza Cruz S.A., entre março de 2004 e fevereiro de 2005. Um dos objetivos do projeto foi dar início à constituição de um acervo de entrevistas sobre a história da propaganda brasileira, ouvindo publicitários que tiveram atuação destacada a partir da segunda metade do século XX. Notas das entrevistas elaboradas por Anna Carolina Meirelles da Costa, Ilana Strozenberg, Luciana Quillet Heymann, Luisa Lamarão, Maurício Xavier, Regina Santiago e Verena Alberti. A escolha do entrevistado se justificou, entre outros, por seu cargo de presidente do sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro por três mandatos e da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP) entre 1969 e 1973, e vice-presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
Entrevista em texto disponível para download.

Verena Alberti
Luciana Quillet Heymann
Data: 17/9/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: João Moacir de Medeiros
Nascimento: 25/4/1921; Açu; RN; Brasil;

Falecimento: 6/10/2008; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Bacharelado na Faculdade nacional de Direito (1946).
Atividade: Chefe da redação da Revista PN- Publicidade & Negócios (1943-45); passou pela Lincolin propaganda (1948), até ser contratado pela agência Bittencourt; sócio JMM Publicidade (1950-1986); presidente do Sindicato das agências de Propagando do Rio de Janeiro por três mandatos; presidente da Associação Brasileira das agências de Propaganda- ABAP (1969-73); vice presidente da Associação Brasileira de Propaganda.

Levantamento de dados: Regina Santiago;

Transportes;
Veículos de comunicação;

Entrevista: 17/09/2004
Fita 1-A: origens familiares; formação escolar do entrevistado; a entrada para a revista Publicidade (1943); a graduação na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1946); a importância da revista Publicidade no mercado brasileiro; primeiros estudos sobre teoria da propaganda; experiência empresarial no mercado de transportes de mercadorias.
Fita 1-B: contatos com a Poyares Propaganda; a passagem pela Lincoln Propaganda; a mudança para a Agência Bittencourt; considerações sobre as campanhas desenvolvidas pelo entrevistado para o Café Paulista em diferentes agências e como free-lancer; fundação de agência própria, a JMM Publicidade (1950); comentários sobre os principais clientes da JMM Publicidade: Banco Nacional e Café Paulista.
Fita 2-A: a campanha de Celso Azevedo para a prefeitura de Belo Horizonte (1954); comentários sobre as pesquisas de mercado nos anos 50; campanha desenvolvida pela JMM para os sutiãs DeMillus nos anos 50; campanha desenvolvida para a candidatura Magalhães Pinto para o governo de Minas Gerais (1965).
Fita 2-B: a campanha desenvolvida para Real Aerovias; comentários sobre o desempenho da JMM Publicidade; campanha desenvolvida para a candidatura Prestes Maia para a prefeitura de São Paulo (1961); a abertura da filial da JMM em Belo Horizonte (1959); a entrada de Cid Pacheco para a JMM (1958); o fechamento da JMM Publicidade.
Fita 3-A: a fundação da Sinal Comunicação; recordações sobre o pai do entrevistado; atividades do entrevistado no período de aposentadoria; período na presidência da Associação Brasileira de Propaganda - ABP (1969-73); os mandatos na presidência do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio de Janeiro; a criação das Normas-Padrão para a remuneração das agências de propaganda (1965); considerações sobre a importância da ABP no cenário da propaganda brasileira.
Fita 3-B: considerações sobre a importância do anuário de publicidade publicado pela revista Publicidade & Negócios; comentários sobre prêmios recebidos pelo entrevistado ao longo de sua carreira; debate sobre as diferenças entre propaganda e marketing; comentários do entrevistado sobre seus relacionamentos amorosos.