João Uchôa Cavalcanti Neto

João Uchôa Cavalcanti Neto

Entrevista realizada no contexto do projeto "Trajetórias da universidade privada no Brasil: realização e edição de entrevistas", desenvolvido entre 2000 e 2001, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com a colaboração de consultores do Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília (NESUB), com o objetivo de elaborar um livro de depoimentos com dirigentes de universidades privadas brasileiras. Publicada no livro TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v. Este livro está disponível na Estante Virtual: clique aqui. Para acessar diretamente este depoimento clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por ser o fundador das Faculdades Integradas Estácio de Sá, que deram origem à Universidade Estácio de Sá, uma das três instituições escolhidas, no estado do Rio de Janeiro, para a realização da pesquisa. O objetivo da entrevista era conhecer um pouco da trajetória da instituição, com ênfase no processo de credenciamento como universidade.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: TRAJETÓRIAS da universidade privada no Brasil: depoimentos ao CPDOC/FGV/ Entrevistas , edição e organização CPDOC/FGV; organizadoras: Luciana Heymann & Verena Alberti ; entrevistadores Anete Brito Leal Ivo...[et al]. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/CPDOC; Brasília: CAPES, 2002. 2v.

Luciana Quillet Heymann
Data: 4/4/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: João Uchôa Cavalcanti Neto
Nascimento: 12/10/1933; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Falecimento: 5/7/2012; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Bacharel em Direito.
Atividade: Magistrado aposentado. Presidente da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá - Seses; fundou a Faculdade de Direito da Estácio de Sá (1970) que mais tarde virou Centro Universitário Estácio de Sá (1988).

Levantamento de dados: Luciana Quillet Heymann;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Luciana Quillet Heymann;