José Aparecido Miguel

José Aparecido Miguel

Entrevista realizada no contexto do projeto "Capitalismo e tecnologia no Jornalismo contemporâneo: funções sociais e práticas profissionais", desenvolvido pela Profa. Virginia Fonseca, orientada pela Dra. Alzira Alves de Abreu, dentro do plano de atividades do estágio pós-doutoral, realizado no CPDOC, entre março de 2008 e março de 2009. O principal objetivo do trabalho era refletir sobre a identidade do jornalista contemporâneo. A escolha dos entrevistados se justificou pelo cargo de direção na redação da organização jornalística em que atua, circunscrevendo-se, assim, à categoria de elite da profissão. Ele é editor-executivo do Jornal do Brasil e também assina a coluna "Outras páginas".
Entrevista em texto disponível para download.

Virginia Pradelina da Silveira Fonseca
Data: 11/12/2008
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Aparecido Miguel
Nascimento: 1/1/0001; Morungaba; SP; Brasil;

Formação: Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974).
Atividade: Editor-executivo do Jornal do Brasil e também assina a coluna Outras Páginas.

Levantamento de dados: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Alzira Alves de Abreu;Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;

Transcrição: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;

Tecnologia da informação;
Veículos de comunicação;

Entrevista: 11.12.2008

Fita 1-A: Origens familiares; formação na PUC-Campinas (1974); motivos da escolha da profissão; relato sobre sua trajetória profissional: revisor do Diário do Povo, correspondente da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo (Campinas), Correio Popular, chefe de redação da EPTV, Estado de São Paulo (ABC) (1980-1984), assessor de imprensa da Rodhia, editor de jornal da Itaú Seguros, criação de jornais internos da Petrobrás, coordenador de comunicação do governo do estado de São Paulo, revisor geral do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, editor executivo do Jornal do Brasil (2007); evolução na tecnologia da informação; jornais e outros meios de comunicação; rotina de trabalho; edição do Jornal do Brasil; necessidade de novas abordagens nas reportagens; perfil dos novos jornalistas; novas tecnologias para os jornais; como os fatos viram notícias; importância do jornalismo para a sociedade; atuação dos jornalistas; função dos jornalistas; jornais alinhados a partidos políticos; chama a atenção para a parcialidade no jornalismo; longo relato sobre como as reportagens são feitas e escolhidas; mudanças nas mídias e necessidade de renovação dos jornais; mercado publicitário; importância do jornal impresso para os analfabetos.