José do Rego Maciel

José do Rego Maciel

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua fundação em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação política.
Entrevista em texto disponível para download.

Dulce Chaves Pandolfi
Data: 5/5/1976
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: José do Rego Maciel
Nascimento: 23/1/1908; Pesqueira; PE; Brasil;

Falecimento: 1/9/2006; Recife; PE; Brasil;

Formação: Bacharel pela Faculdade de Direito de Recife (1930).
Atividade: Deputado federal PE (1948-1951); prefeito de Recife (1952-55); deputado federal PE (1955-1959).

Levantamento de dados: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Ignez Cordeiro de Farias;

Revolução de 1930;
Sistema eleitoral;

Sumário

Entrevista: A organização partidária em Pernambuco após a Revolução de 1930; Carlos de Lima e o movimento revolucionário de 1935; rompimento de Carlos de Lima com Agamenon Magalhães; a interventoria de Agamenon Magalhães; breves comentários sobre a autonomia estadual durante a República Velha; ajuda federal aos estados nordestinos e a criação do IAA; o governo Agamenon Magalhães; a imprensa pernambucana; rápidas considerações sobre as mudanças no sistema eletoral após 1930; apoio do Sertão a Agamenon; Prefeito de Recife em 1952; conseqüências da oposição de Etelvino Lins ao governo federal; os partidos políticos e a campanha de redemocratização; a sucessão Pernambucana de 1946; movimento operário em Recife, empresariado pernambucano e Revolução de 1930; presidente do PSD pernambucano em 1955; breves comentários sobre os governos Rosa e Silva e Dantas Barreto.