José Henrique Dias (Juca da Banda)

José Henrique Dias (Juca da Banda)

Entrevista realizada no contexto do projeto "Pioneiros e Construtores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)", na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e a Fundação CSN. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro "CSN: UM SONHO feito de aço e ousadia." / Coordenadora: Regina da Luz Moreira; Entrevistadores: Ignez Cordeiro de Farias, Mário Grynszpan e Verena Alberti; Pesquisa Iconográfica: Adelina Novaes e Cruz. Rio de Janeiro: IARTE, 2000. A escolha do entrevistado se justificou por ter trabalhado como pedreiro nas obras de construção da usina e da cidade de Volta Redonda, além de ser músico da banda da CSN. A parte final desta entrevista foi gravada simultaneamente em vídeo.
Entrevista em texto disponível para download.

Verena Alberti
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 8/12/1998 a 8/12/1998
Volta Redonda ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Henrique Dias
Nascimento: 18/9/1914; Lavras; MG; Brasil;

Formação: Curso primário em Lavras.
Atividade: Pedreiro, empregado da CSN.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;

Vida cotidiana;
Volta Redonda;

Entrevista: 08/12/1998

Origens familiares; primeiro emprego como servente de pedreiro em Lavras; ida para Volta Redonda em 1942 a convite dos cunhados; o estudo de música em Lavras; a banda de música da CSN: número de integrantes, apresentações, uniforme, repertório; menção ao trabalho em empreiteiras, anterior ao trabalho na CSN; a entrada na companhia: comentários sobre a acumulação das funções de músico e pedreiro, a moradia na vila do Sapo, os ganhos mensais, o exame de admissão, o trabalho como pedreiro; explicações sobre a diferença entre o trabalho do pedreiro de construção civil e do técnico refratário; aspectos da cidade de Volta Redonda na década de 1940: primeiras impressões do entrevistado, o comércio e o armazém da companhia, discussão sobre os transportes e falta de combustível; observações sobre o nascimento dos filhos; rápidos comentários sobre a assistência médica e a oferta de escolas na cidade; o namoro e o casamento em Lavras; enchente na vila do Sapo e a transferência para a Rua 207; opinião do entrevistado sobre o presidente Getúlio Vargas; a homenagem que o entrevistado recebeu da CSN; rotina de trabalho na usina: horário, trajeto percorrido a pé, almoço; impressões sobre o sindicato dos metalúrgicos; rápido perfil de Edmundo de Macedo Soares e Silva; outras atividades realizadas pelo entrevistado: o trabalho como músico em Lavras, o trabalho como pedreiro em São Paulo; comentários sobre a família e a responsabilidade assumida pelo entrevistado; rápidas considerações sobre os efeitos da emancipação política da cidade; outros comentários sobre a família; avaliação sobre a importância da CSN para a vida pessoal do entrevistado e para o Brasil.