José Moraes

José Moraes

Entrevista realizada no contexto do projeto "Pioneiros e Construtores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)", na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e a Fundação CSN. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro "CSN: UM SONHO feito de aço e ousadia." / Coordenadora: Regina da Luz Moreira; Entrevistadores: Ignez Cordeiro de Farias, Mário Grynszpan e Verena Alberti; Pesquisa Iconográfica: Adelina Novaes e Cruz. Rio de Janeiro: IARTE, 2000. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido engenheiro eletricista da Escola de Itajubá e trabalhado nas primeiras expansões da CSN. A parte final desta entrevista foi gravada simultaneamente em vídeo.
Entrevista em texto disponível para download.

Verena Alberti
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 8/12/1998 a 8/12/1998
Volta Redonda ; RJ ; Brasil

Nome completo: José Moraes
Formação: Engenheiro Eletricista da Escola de Itajubá.
Atividade: Pioneiro na CSN.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;

Vida cotidiana;
Volta Redonda;

Entrevista: 08/12/1998
Origens familiares; participação do entrevistado na Força Expedicionária Brasileira (FEB): a convocação em 1944, a atuação no centro de mensagem do Batalhão de Engenharia, comentários sobre os recursos da tropa brasileira, explicações sobre o trabalho de criptografia, a seleção para o trabalho no centro de mensagem, a volta para o Brasil; comentários sobre a formação dos irmãos e do pai; o curso de engenharia elétrica no Instituto Eletrotécnico de Itajubá: vida de estudante na cidade, rotina dos estudos, professores, comentários sobre a opção pelo curso de engenharia, a repercussão dos debates e dos projetos nacionais de desenvolvimento; ida para Volta Redonda em 1952: a primeira visita para conhecer a cidade e a companhia, outras ofertas de emprego e a opção por trabalhar na CSN, primeiras impressões sobre a cidade, comentários sobre a assistência médica oferecida pela companhia; comentários sobre a esposa e seu trabalho na área de educação; menção à participação do entrevistado nas obras de expansão da usina; comentários sobre o trabalho do entrevistado como chefe da divisão de redução a frio; rápido comentário sobre o projeto elétrico da usina; detalhes sobre o cotidiano em Volta Redonda: a vida no hotel, o controle sobre o trabalho dos funcionários, a rotina de trabalho; observações sobre o problema de falta de energia elétrica na usina; comparação entre os processos de laminação, decapagem e recozimento de uma bobina de aço antes e depois da automação da operação; rápida discussão sobre a participação da população de Volta Redonda na composição da mão-de-obra da usina; comentários sobre o trabalho do entrevistado como sub-chefe do departamento de chapas finas; observações sobre o processo de estanhamento; considerações sobre a relação da Ligth com a CSN; explicações sobre a utilização de fornos elétricos; a casa que o entrevistado recebeu da companhia; comentários sobre a vida política em Volta Redonda: a emancipação da cidade e a atuação do sindicato dos metalúrgicos; observações sobre a visita de Getúlio Vargas à usina e a repercussão de sua morte; avaliação da importância da CSN para a vida particular do entrevistado e para o Brasil.