Luís Mendonça

Luís Mendonça

Entrevista realizada no contexto do projeto "A Atividade de Seguros no Brasil", desenvolvido entre 1996 e 1998, na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e a Funenseg. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: ENTRE A SOLIDARIEDADE e o risco: história do seguro privado no Brasil / Coordenadora: Verena Alberti. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. Rio de Janeiro, Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. A sessão gravada foi precedida de duas conversas com o depoente em 17 e 25 de junho, bem como do envio de um roteiro da entrevista. O entrevistado foi indicado pela Funenseg por ter longa atuação no setor de seguros.
Entrevista em texto disponível para download.

Maria Antonieta Parahyba Leopoldi
Teresa Cristina Novaes Marques
Data: 2/10/1996
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Luís Mendonça
Formação:
Atividade: Trabalho na Funenseg.

Levantamento de dados: Teresa Cristina Novaes Marques;

Seguros;
Sul América Seguros;

Sumário

Entrevista: histórico do mercado de seguros no Brasil desde o período do Império; o surgimento da Sul América Seguros na década de 1890; o período de Joaquim Murtinho e a criação da Inspetoria de Seguros; a situação do mercado de seguros durante a Primeira República; principais transformações na legislação e na estrutura do mercado de seguros nas décadas de 30 e 40; histórico do surgimento do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); o processo de criação do IRB e o papel de Barbosa Lima Sobrinho, Edmundo Perry e João Carlos Vital; o papel do Conselho Técnico no processo decisório do IRB; a relação entre o IRB e o mercado segurador nos anos 50; o crescimento da economia nos anos 50 e seu impacto no mercado segurador; pequena e médias empresas e o Conselho Técnico; o sistema de retrocessões do excedente único e seu papel na organização do mercado; avaliação sobre o Decreto-Lei nº 2.063 e justificativas para a sua substituição pelo Decreto-Lei nº 73, em 1966; avaliação do mercado segurador no momento da edição do Decreto-Lei n° 73; o surgimento do Conselho Nacional de Seguros Privados e seu papel na regulação do sistema segurador desde os anos 70; a instituição dos seguros de bens públicos via sorteio; esvaziamento do poder do Conselho Técnico do IRB e seu efeito sobre o sistema de seguros; a entrada dos bancos no mercado no final dos anos 70; avaliação da gestão de José Lopes de Oliveira no IRB; impacto da estatização dos seguros de acidentes do trabalho; avaliação da pessoa de Celso da Rocha Miranda.
Reformas recentes do mercado de seguros: a Constituição de 1988 e a reforma constitucional de 1996; perspectivas quanto à lei complementar destinada a regular o artigo 192; avaliação da quebra do monopólio do IRB; impacto da inflação sobre o mercado de seguros; histórico do surgimento da Fenaseg, em 1951; desempenho dos seguros nos anos 50 e 60; atuação do depoente como redator da Revista de Seguros e comparação com a Revista do IRB no mesmo período; processo de escolha dos presidentes da Fenaseg; posição das companhias paulistas comparativamente às empresas sediadas no Rio de Janeiro; presença atual dos bancos no mercado de seguros, no Brasil e no mundo; perspectivas para a profissão de corretor; equívocos da estatização dos seguros de acidentes do trabalho; 57 anos de atuação no mercado de seguros; perspectivas sobre o quadro atual de reformulação do mercado de seguros no Brasil.