Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso

Entrevista realizada no contexto do projeto “O Supremo por seus ministros: a história oral do STF nos 25 anos da Constituição (1988-2013)”, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Escola Direito Rio e o CPDOC/FGV, com financiamento da Fundação Getulio Vargas, entre abril de 2012 e março de 2014. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e servirá como fonte para a publicação de um livro.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Fernando de Castro Fontainha
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos
Data: 30/4/2014 a 13/5/2014
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Luís Roberto Barroso
Nascimento: 11/3/1958; Vassouras; RJ; Brasil;

Formação: Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)(1980); Mestrado em Direito pela Yale Law School - EUA (1988-89); Livre Docência (1990) e Doutorado em Direito Público (2008) pela Uerj.
Atividade: Procurador do Estado do Rio de Janeiro(1985-2013); Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Professor Visitante da Universidade de Brasília (UnB)(2009); Conferencista Visitante da Universidade de Wroclaw - Polônia (2009)e da Universidade de Poitiers - França (2010). Visiting Scholar, Harvard Law School -EUA (2011). Atualmente é Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) (2013-).

Transcrição: Liris Ramos de Souza;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Viagens e visitas;

1º entrevista: 30 de Abril 2014

Apresentação, religião e origens familiares; Mudança de Vassouras para o Rio de Janeiro; Vida escolar: do primário ao vestibular e intercâmbio; Escolha pela faculdade de Direito e ingresso na UERJ; Participação no movimento estudantil da faculdade; Ditadura militar e redemocratização; Convicções políticas; Escolha pela UERJ, relações lá estabelecidas e a opção pelo concurso para seleção de professores na UERJ; Entrada na UERJ como professor; O despertar para o direito constitucional; Juristas que influenciaram a sua formação; Participação na “autonomização” do direito constitucional enquanto categoria jurídica; Atuação como advogado: casos da anencefalia, união homoafetiva, células-tronco embrionárias e nepotismo; Atuação como advogado: caso Cezare Battisti.

2º entrevista: 13 de Maio 2014

Cabeçalho e experiência no LLM, Yale – EUA; Assessoria para o Governador Brizola, do Estado do Rio de Janeiro e retorno à Procuradoria do Estado do RJ; Atuação como advogado no Andrade & Fichtner e a criação de seu próprio escritório; Alunos que marcaram a sua trajetória, processo de montagem do escritório e viagens acadêmicas nas férias; Processo de sondagem e nomeação ao STF; Sabatina no Senado Federal; Atuação como parecerista, doutrinador e a distinção entre as funções do advogado e magistrado; Montagem do gabinete no STF; Recepção pelos colegas no STF; Características enquanto ministro e escolha do nome no STF; Ação Penal n. º 470: embate com o Min. Joaquim Barbosa e julgamento técnico e político; Relação com a imprensa; TV Justiça; Caso Donadon.