Luiz Fux

Luiz Fux

Entrevista realizada no contexto do projeto “O Supremo por seus ministros: a história oral do STF nos 25 anos da Constituição (1988-2013)”, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Escola Direito Rio e o CPDOC/FGV, com financiamento da Fundação Getulio Vargas, entre abril de 2012 e março de 2014. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e servirá como fonte para a publicação de um livro.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Fernando de Castro Fontainha
Izabel Saenger Nuñez
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos
Data: 23/9/2013
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Luiz Fux
Nascimento: 26/4/1953; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Ensino fundamental pelo Colégio A. Liessin (1965). Ensino médio pelos colégios Pedro II (1968) e Hélio Alonso (1970). Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1976). Doutorado em Direito Processual Civil pela UERJ (2009).
Atividade: Professor Titular de Processo Civil (1995) e Professor Livre Docente de Processo Civil (1998)da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ministro do Superior Tribunal de Justiça (2001). Atualmente é o Ministro do Supremo Tribunal Federal (2011-).

Pesquisa e elaboração do roteiro: Izabel Saenger Nuñez;Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;Izabel Saenger Nuñez;

Técnico Gravação: Ninna Carneiro;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Voto;

Entrevista: 23 de Setembro 2013

Dados biográficos; estudos; origem familiar; vida profissional do pai; cotidiano durante a infância e a adolescência; a escolha pelo Direito; situação econômica na juventude; banda The Five Thunders; A vida como Ministro do STF: a perda da privacidade, a rotina, os treinos de jiu-jitsu; importância da religião; influência do professor Simão Isaac Benjó; relação com a UERJ: graduação, magistério, mestrado e doutorado; Conferência na Argentina sobre Ética e Direito; Livro Anatomy of Hope; sensibilidade das questões jurídicas; Posição política enquanto estudante; colegas na turma da graduação; relação com o ministro Luís Roberto Barroso; cântico de núpcias; celebração do casamento do Luís Roberto Barroso e do Gustavo Tepedino; A didática como professor; a questão da justiça no Direito; caso dos fetos anencefálicos; a interação entre o magistério e a magistratura; Formação religiosa; a comunidade judaica e sua nomeação para o STF; sua relação com o judaísmo; A experiência no Ministério Público do Rio de Janeiro; a troca do Ministério Pública pela Magistratura; festa de posse do ministro Joaquim Barbosa; o preparo para o concurso da magistratura; o concurso para professor titular; a promoção para desembargador; o trabalho como juiz eleitoral; A ida para Brasília; o surgimento da ideia de ida para o Supremo; o apoio para sua nomeação no STF; a diferença de julgar no Supremo; o caso da legalização da marcha da maconha e da união homoafetiva; a opinião pública e o Supremo; O julgamento da união homoafetiva; o tratamento dado aos ministros do STF e aos juízes de tribunais inferiores; a forma de julgar no STF; o caso da ficha limpa; A constitucionalidade do CNJ e sua composição; a relação entre os ministros do STF e o julgamento de políticos; a consequências de decisões judiciais para a governabilidade; painel sobre a pena capital; Julgamento da constitucionalidade das cotas raciais; a questão da fidelidade partidária; Nomeação para o STJ e para o STF; sabatina para se tornar ministro do STF; TV Justiça; as relações entre os juízes do STJ, do TJ e do STF; troca de votos; Sobre o pedido de vista; a quantidade de processos; o gabinete do STF: formação, equipe, dinâmica; Primeiro dia como ministro do Supremo Tribunal Federal; intermediação nas discussões ocorridas em Plenário; falta de privacidade como ministro do STF; Mensalão: o caso, a declaração do professor Ives Gandra e os embargos infringentes; Conferência de fidelidade da imprensa; Julgamento da extradição do Cesare Battisti; princípio da legalidade; Atributos para tornar-se ministro do Supremo Tribunal Federal; graduação dos níveis no jiu-jitsu; aproximação com o Brizola; Despedidas e agradecimentos.