Luiz Gushiken

Luiz Gushiken

Entrevista realizada no contexto do projeto Memórias dos fundadores do PT, através do convênio estabelecido entre o Centro Sérgio Buarque de Hollanda - Documentação e Memória Política, da Fundação Perseu Abramo, e o CPDOC, da Fundação Getulio Vargas, a partir de 01 de dezembro de 2004, com o objetivo de constituir acervo digital e de publicar um livro desses depoimentos editados.
Entrevista em texto disponível para download.

Marieta de Moraes Ferreira
Alexandre Fortes
Data: 15/3/2006
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Luiz Gushiken
Nascimento: 8/5/1950; São Paulo; SP; Brasil;

Falecimento: 13/9/2013; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Administração de Empresas.
Atividade: Ex-deputado (PT-SP). Integrou a Comissão de Transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (2002). Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ocupou também a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Levantamento de dados: Melissa Lourenço Machado;

Sindicalismo;
Universidade de São Paulo;

1º entrevista: 15/03/2006

Origens familiares de imigrantes japoneses; o problema de apneia; a infância no interior de São Paulo; o ingresso no curso de administração de empresas na Fundação Getulio Vargas; o período de um ano que cursou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP); o início da atuação política em 1976 na Liberdade e Luta (LIBELU); a ligação com o movimento trotskista; a participação no movimento sindical no sindicato dos bancários; a atuação dentro do BANESPA; a possibilidade de uma abertura política a partir de 1977; a primeira greve do ABC em 1978; o contato com Luiz Inácio Lula da Silva; a ligação do sindicato dos bancários aos metalúrgicos; o processo de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT); o processo de fundação da Central Única de Trabalhadores (CUT); a atuação como responsável pela área sindical do PT; a presidência do sindicato dos bancários; o início da trajetória parlamentar, como deputado constituinte; a direção nacional do PT.

2º entrevista: 24/03/2006

O aspecto individualista presentes nos mandatos parlamentares; a primeira candidatura do Lula; a montagem de uma comissão de mulheres suprapartidária no parlamento; as disputas internas do partido; o papel na coordenação de campanha do Lula em 1989; a eleição de 1989 como um momento de upgrade do partido; a radicalização como fenômeno da não acomodação; a decisão de largar o mandato em 1998; a criação de uma empresa vinculada a cálculos atuariais; a saída do partido; a criação do conceito de tendência do partido; a ilusão da democracia como espaço em que ideias são apresentadas e discutidas; o convite de Lula para participar da campanha eleitoral de 2002; sua experiência na Secretária Especial de Comunicação Social (SECOM); a discussão acerca do mundo da publicidade; o poder como influência.