Marcelo Piancastelli Siqueira

Marcelo Piancastelli Siqueira

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou por ser diretor de Estudos Regionais e Urbanos do IPEA desde 2004 e técnico do instituto desde 1987.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 23/6/2004
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Marcelo Piancastelli de Siqueira
Nascimento: 17/4/1947; Belo Horizonte; MG; Brasil;

Formação: Economia - UFMG; MA em Economia pela University of Manchester; PHD em Economia pela University of Kent; pós-doutorado em Economia no Keynes College e no Downing College.
Atividade: Economista. Coordenador-geral do programa de ajustamento da secretaria de política econômica do Ministério da Fazenda (1985). Coordenador-chefe da assessoria econômica do Ministério de Indústria e Comércio (1986-1988). Presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool, (1988). Coordenador-geral de análise fiscal de estados e municípios da secretaria do tesouro nacional (1996-1997). Secretário-adjunto da secretaria do tesouro nacional (1997-1998). Assessor especial do Ministério da Fazenda (2001-2002). Diretor de estudos regionais e urbanos do IPEA desde 2004. Técnico do IPEA desde 1987. Atualmente é o diretor da DIRUR - diretoria de estudos regionais e urbanos do IPEA em Brasília.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;

Transcrição: Luana Soares F. Daraujo;

Conferência da transcrição: Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;