Marco Aurélio Mendes de Farias Mello II

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello II

Entrevista realizada no contexto do projeto “O Supremo por seus ministros: a história oral do STF nos 25 anos da Constituição (1988-2013)”, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Escola Direito Rio e o CPDOC/FGV, com financiamento da Fundação Getulio Vargas, entre abril de 2012 e março de 2014. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e servirá como fonte para a publicação de um livro. .Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Pedro Jimenez Cantisano
Thomaz Henrique Junqueira de Andrade Pereira
Michael Freitas Mohallem
Data: 28/9/2016 a 18/10/2016
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Marco Aurélio Mendes de Farias Mello
Nascimento: 12/7/1946; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973).Mestrado em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro(1982).
Atividade: Ministro do Supremo Tribunal Federal, empossado em 13/6/1990; Ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, empossado em 13/5/2010; Colaborador da Revista LTR;Professor do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Processual Civil do Centro Universitário de Brasília — UniCEUB a partir de 1º/6/2001;Palestrante do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas — UniFMU;Membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário; Membro Titular do Instituto Latino-Americano Del Derecho Del Trabajo e De La Seguridad Social;Sócio do Instituto Brasileiro de Direito Social; Membro da Academia Nacional do Direito do Trabalho, com assento na cadeira nº 119; Membro da Academia Internacional de Direito e Economia; Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Membro da Associação Paulista de Magistrados — APAMAGIS; Membro do Conselho Editorial da Revista das Faculdades Integradas — UPIS; Instituto Metropolitano de Altos Estudos — IMAE; Membro do Conselho Editorial da Revista do Curso de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas — UniFMU; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário; Membro Titular do Instituto Latino-Americano Del Derecho Del Trabajo e De La Seguridad Social.

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Leonardo Seiichi Sasada Sato;

Técnico Gravação: Ignorado;

Carreira jurídica;
Constituição federal (1988);
Direito;
Ensino superior;
Família;
Impeachment;
Imprensa;
Infância;
Justiça do trabalho;
Magistratura;
Opinião pública;
Poder judiciário;
Religião;
Supremo Tribunal Federal;
Tribunal Superior do Trabalho;
Tribunal Superior Eleitoral;

1ª Entrevista: 28/09/2016
Apresentação pessoal, de sua família, e memórias da infância; a opção pelo direito; lembranças da faculdade e incursão na carreira jurídica; ingresso na Justiça do Trabalho; início da carreira como magistrado; apoio de juristas da área trabalhista para sua nomeação ao Supremo Tribunal Federal; indicação ao Tribunal Superior do Trabalho; transição para o Supremo Tribunal Federal; recepção no Supremo Tribunal Federal; sua religiosidade e relação com seu trabalho no Supremo; relacionamento com os Ministros; memórias da transição para a Constituição de 1988; lembranças de casos notórios do Supremo Tribunal Federal; presidência no Supremo e TV Justiça; relação com a imprensa e sociedade.

2ª Entrevista: 18/10/2016
Casos notórios do Supremo Tribunal Federal e opinião pública; opiniões sobre as competências do Tribunal; memórias de atuação no Tribunal Superior Eleitoral e opinião sobre a Lei de Impeachment; judiciário e sociedade.