Maria Olívia Santana

Maria Olívia Santana

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevistada se justificou por seu papel destacado no movimento negro da Bahia, especialmente na Unegro.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 1/7/2005
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Maria Olívia Santana
Nascimento: 25/3/1966; Salvador; BA; Brasil;

Formação: Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia.
Atividade: Militante do Movimento Negro em Salvador na década de 1980 participou da fundação da Unegro, em 1991, sendo presidente da entidade em 1994. Eleita vereadora de Salvador em 2004 na legenda do Partido Comunista do Brasil, no ano seguinte foi nomeada secretária municipal de educação e cultura, na gestão do prefeito João Henrique Carneiro.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;