Maria Silvia Bastos Marques II

Maria Silvia Bastos Marques II

Entrevista realizada no contexto do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001, com o objetivo de publicar um livro de depoimentos sobre Mario Henrique Simonsen - MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il. A entrevistada foi aluna de Mario Henrique Simonsen no mestrado e no doutorado na EPGE e sua tese de doutorado, "Inflação e política macroeconômica após o primeiro choque do petróleo", versou sobre o período em que Mario Henrique Simonsen era ministro da Fazenda.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Verena Alberti
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 28/3/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Maria Silvia Bastos Marques
Nascimento: 27/12/1956; Bom Jesus do Itabapoana; RJ; Brasil;

Formação: Bacharel em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap) da Fundação Getulio Vargas (FGV) (1979), mestre (1982) e doutora (1987) em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia (EPGE) da FGV.
Atividade: Economista do centro de estudos monetários e de economia internacional do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV (1982-1989); professora assistente no departamento de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985-1990); coordenadora da área externa da secretaria de política econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento (1990-1991); assessora especial para assuntos de desestatização no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (1991-1992); secretária municipal de fazenda da prefeitura do Rio de Janeiro (1993-1996); diretora superintendente do centro corporativo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (1996-1999) e diretora presidente da CSN (1999-2002).

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Viviane de Fátima Magalhães;

Economia;
Fundação Getulio Vargas;
Inflação;
Mário Henrique Simonsen;
Ministério da Fazenda;
Política econômica;

Entrevista: 28.03.2001.
Fita 1-A: Comentário sobre a vinda para o Rio de Janeiro: ingresso na Faculdade e primeiro contato com Mário Henrique Simonsen, relação entre a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) e a Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE); atuação de Mário Henrique como professor da EPGE; sistema de ensino da EPGE; inflação como tema das teses de mestrado e doutorado, da entrevistada; influência de Mário Henrique na produção de tais teses; considerações sobre a importância da produção intelectual de Mário Henrique para entender o fenômeno inflacionário; vanguarda da EPGE no ensino de pós-graduação em economia no Brasil; comparação da EPGE com outros cursos de pós-graduação, no Brasil, na época de sua fundação; contribuição de Mário Henrique para o campo acadêmico da econômica; relação de Mário Henrique com seus alunos; habilidade de Mário Henrique em passar conhecimento; prestígio de Mário Henrique no meio acadêmico econômico brasileiro; política econômica adotada por Mário Henrique durante seu período ministerial (1974-1979); empresariado brasileiro frente a uma política econômica liberal e globalizada.
Fita 1-B: Forma como Mário Henrique colocava suas idéias no meio político; considerações sobre as qualidades acadêmicas de Mário Henrique: organização, ironia ao escrever, linguagem acessível.