Miguel Junqueira Pereira I

Entrevista

Miguel Junqueira Pereira I

Entrevista realizada no contexto do projeto "A Atividade de Seguros no Brasil", desenvolvido entre 1996 e 1998, na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e a Funenseg. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: ENTRE A SOLIDARIEDADE e o risco: história do seguro privado no Brasil / Coordenadora: Verena Alberti. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. Rio de Janeiro, Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. Foi precedida de uma entrevista preliminar, bem como do envio de um roteiro ao depoente. A escolha do entrevistado se justificou por ser executivo de diversas seguradoras brasileiras e profissional com mais de 50 anos de experiência no mercado.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Maria Antonieta Parahyba Leopoldi
Data: 12/3/1997
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h0min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Miguel Junqueira Pereira
Nascimento: 10/4/1927; Taquari; RS; Brasil;

Formação: Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme); Administração de Empresas.
Atividade: Diretor do Gboex;vice-presidente da Fenaseg; presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Resseguros, no Estado do Rio Grande do Sul; presidente do Conselho de Administração da Cia. de Seguros Previdência do Sul.

Equipe

Levantamento de dados: Maria Antonieta Parahyba Leopoldi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Antonieta Parahyba Leopoldi;

Conferência da transcrição: Teresa Cristina Novaes Marques;

Copidesque: Leda Maria Marques Soares;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Teresa Cristina Novaes Marques;

Temas

Companhias de seguro;
Mercosul;
Miguel Junqueira Pereira;
Seguros;

Sumário

Entrevista: formação profissional: a passagem pela Academia Militar das Agulhas Negras; a saída do Exército no início dos anos 70, o ingresso no Gboex e, posteriomente, na Aplub; a primeira eleição para a presidência do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul, em 1986, marcando o início da participação na diretoria da Fenaseg; atuação em comissões da federação relativas ao Dpvat e ao Mercoseguros; a criação do Foro Consultivo Econômico-Social no âmbito do Mercosul; a trajetória do Gboex e da Aplub; o peso dos seguros de pessoas na composição da carteira de seguros da Companhia Previdência do Sul; o crescimento da inflação nos anos 50 e seu impacto negativo sobre os montepios; o sistema atual de controle de reservas técnicas de montepios por parte da Susep; a abrangência regional do Gboex e da Previdência do Sul; a relação entre o crescimento da economia, distribuição de renda e o setor de seguros; a relação entre bancos e seguradoras; avaliação do momento atual de redefinição do papel do Estado diante do setor de seguros no Brasil; o princípio das mudanças graduais, inclusive a abertura do mercado; o estabelecimento do resseguro oficial na Constituição de 1988 e o processo posterior de regulamentação do artigo 192; as dificuldades inerentes à desregulamentação do artigo 192 e as diferentes propostas apresentadas; a falta de consenso no meio segurador quanto à regulamentação do artigo 192.
A questão das fraudes ao seguro Dpvat; a ausência de poder público eficiente favorecendo as fraudes; a posição da Susep quanto ao problema das fraudes; a transferência de parte da arrecadação de prêmios do Dpvat para o Inamps desde o momento da instituição desta modalidade de seguro, e a situação atual da questão; a relação entre o seguro Dpvat e o sistema SUS; os avanços do Mercoseguros; o lento processo de negociação; o estabelecimento de relações cordiais com os países integrantes do Mercosul em relação às questões de seguros; a ingresso do Chile no Mercosul ainda não compreende os seguros; sugestão ao Congresso Nacional no que diz respeito aos compromissos assumidos com o Mercosul.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados