Milton de Lima Araújo

Milton de Lima Araújo

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do setor petrolífero no Brasil: a história da Petrobrás", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e o SERCOM/Petrobrás (1987-90). O projeto resultou no catálogo de entrevistas "Memória da Petrobrás: acervo de depoimentos", Rio de Janeiro: Sercom/Petrobras, 1988, 142p e no livro "A questão do petróleo no Brasil: uma história da Petrobrás", de autoria de José Luciano Dias e Maria Ana Quaglino (Rio de Janeiro, FGV/Petrobrás, 1993). Este livro possui apenas trechos de algumas entrevistas e está disponível para download: clique aqui A escolha do entrevistado se justificou pelo seu cargo como membro do Conselho Nacional do Petróleo (CNP).
Entrevista em texto disponível para download.

Maria Ana Quaglino
José Luciano de Mattos Dias
Data: 12/9/1989
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Milton de Lima Araújo
Formação: Escola Militar; faculdade de Engenharia Civil pela Escola Politécnica; Escola de Engenharia Militar (atual Ime).
Atividade: Membro do Conselho Nacional do Petróleo.

Levantamento de dados: Maria Ana Quaglino;José Luciano de Mattos Dias;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Ana Quaglino;José Luciano de Mattos Dias;

Conferência da transcrição: José Luciano de Mattos Dias;

Copidesque: Ana Luiza Penna Buarque de Almeida;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Conselho Nacional do Petróleo;
Indústria petroquímica;
Milton de Lima Araújo;
Monopólio;
Petrobras;
Petróleo;
Plano Salte (1950);
Política energética;

Sumário

Entrevista: a escolha pela carreira de engenheiro militar; a ida para o CNP: convite do gal. João Carlos Barreto; Organização do setor de racionamento; a elaboração do projeto da refinaria em 1944, o contato com as firmas de engenharia americanas; a concepção da Refinaria de Mataripe e a oposição no conselho à uma solução estatal; administração Horta Barbosa e as refinarias privadas; elaboração do plano Salte e posicionamento do entrevistado contra o monopólio estatal; o edital da concorrência para a construção das refinarias privadas e suas condições; a pressão das companhias de petróleo estrangeiras; Mário Bittencourt Sampaio e a elaboração do Plano Salte; a formulação dos investimentos no setor petróleo; a compra dos petroleiros na Europa e a primeira idéia de uma organização para a Fronape; a pressão da Cia. Nacional de Navegação Costeira e a organização da Fronape; o abastecimento de Porto Alegre e a Fronape; os primeiros afretamentos; a constituição de um quadro de oficiais comandantes para a Fronape, o papel da Marinha Mercante; os superintendentes posteriores; a pressão das companhias estrangeiras para obter o controle das refinarias nacionais; a oposição no CNP às refinarias estatais; a contratação da De Golyer and Mac Noughton; a elaboração do plano de investimentos na exploração e a descrença da Divisão Técnica; a comissão de construção de Mataripe; posicionamento contrário ao monopólio estatal; a primeira idéia de um contrato de risco; a saída do Conselho e as atividades privadas do entrevistado: transporte marítimo de petróleo e xisto betuminoso.