Neide de Jesus

Entrevista

Neide de Jesus

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevistada se justificou por ter fundado a Associação de Mulheres da comunidade de quilombolas de Itamatatiua.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 9/9/2004
Local(ais):
São Luís ; MA ; Brasil

Duração: 1h0min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Neide de Jesus
Formação:
Atividade: Fundadora da Associação de Mulheres da Comunidade de Quilombolas de Itamatatiua.

Equipe


Transcrição:  ;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Luisa Quarti Lamarão;

Temas

Agricultura;
Agrovila;
Artesanato;
Artesãos;
Associações comunitárias;
Assuntos familiares;
Dança;
Discriminação racial;
Família;
Festa;
Igreja;
Latifundiário;
Maranhão;
Movimento negro;
Mulher;
Música;
Negros;
Racismo;
Turismo;

Sumário

Entrevista: 09.09.2004

FITA 1-A
Origem familiar; informações sobre a comunidade de Itamatatiba, no Maranhão; lembranças do trabalho com o artesanato; recordações sobre a luta pelas terras em Itamatatiba; comentários sobre os filhos da entrevistada; relato da rotina da comunidade de Itamatatiba; explicações sobre o plantio da roça; informações sobre a Associação de Mulheres da comunidade de Itamatatiba; diferenças entre tambor de crioulo e toque de caixa; exemplos das músicas tradicionais das festas da comunidade de Itamatatiba.

FITA 1-B
Considerações sobre o aprendizado das canções festivas da comunidade, passadas de geração em geração; longas informações sobre a Associação das Mulheres de Itamatatiba; a conscientização da entrevistado sobre a raça negra: os encontros de comunidades negras; comentários sobre a relação dos turistas com a comunidade de Itamatatiba; informações sobre os cursos dados nos encontros de comunidades negras; dificuldades enfrentadas na fundação da Associação das Mulheres; comentários sobre a vontade da entrevistada de voltar a estudar; elogios a Pedro Viegas; breve debate sobre a importância da Associação de Mulheres para o desenvolvimento da comunidade de Itamatatiba.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados