Nelson Coutinho

Nelson Coutinho

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", perte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória política.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Célia Maria Leite Costa
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 5/8/1979
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Nelson Coutinho
Formação: Faculdade de Direito de Recife.
Atividade: Secretário do governo na administração de Lima Cavalcanti;secretária da Fazenda, da Justiça e do Interior;interventor federal do Estado de Pernambuco (1934)

Levantamento de dados: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Célia Maria Leite Costa;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Sônia Benevides;

Copidesque: Elisabete Xavier de Araújo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Sônia Benevides;

Açúcar;
Instituto do Açúcar e do Álcool;
Intervenção estatal;
Nelson Coutinho;
Pernambuco;
Política agrícola;

Sumário

1a Entrevista: origem familiar; advocacia e questões sociais; o ingresso político no governo Lima Cavalcânti; a interventoria interina de Pernambuco (1934); o IAA: cana, lavoura não erosiva; as culturas de subsistência; as crises cíclicas de açúcar e a intervenção estatal; o protecionismo norte-americano; as crises do açúcar nos anos 20; os produtores de cana e a intervenção estatal; da Comissão de Defesa da Produção do Açúcar ao IAA; os mercados interno e externo do açúcar; da crise açucareira de 1973-4 à demanda do álcool-motor; o Plano Nacional do Álcool e o IAA; o Instituto de Defesa do Açúcar de Pernambuco (1926); o papel das casas comissárias de açúcar; o tabelamento da cana; a legislação reguladora do mercado de açúcar; os congressos dos produtores açucareiros; a reação à intervenção estatal no setor açucareiro; capitais nacionais na produção de açúcar; a indústria de máquinas para usinas de açúcar e álcool; o álcool-motor e suas fontes alternativas; o vinhoto; a decadência da produção de açúcar em Pernambuco; visão prospectiva da história; a administração Lima Cavalcânti.