Octávio Moreira Lima

Octávio Moreira Lima

Entrevista realizada no contexto do projeto “Democracia e Forças Armadas na Nova República”, desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1996 e 2000. A pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares e integrou o projeto “Brasil em transição: um balanço do final do século XX”, apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação do livro "MILITARES e Política na Nova República" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001, 360p. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual. Para acessá-lo, clique aqui. A escolha do entrevistado se justifica por sua atuação como instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Referência completa: MILITARES e política na Nova República / Organizadores Celso Castro e Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getulio Vargas , 2001. 360p.il.

Maria Celina D`Araujo
Celso Castro
Data: 5/3/1998 a 16/3/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Octávio Júlio Moreira Lima
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Cursou a Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos;cursou O Colégio Militar. Nasceu em 1926.
Atividade: Brigadeiro da força aérea brasileira. Em 1946 tornou-se piloto de caça. No ano seguinte foi designado para ser instrutor de vôo da escola de aeronáutica do Rio de Janeiro, cargo que exerceu até 1947. Em 1961 ingressou no correio aéreo nacional. Foi ministro da aeronáutica no governo Sarney, de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990, quando se deu a noite oficial dos óvnis, em 19 de maio de 1986, episódio que declarou ser autêntico. Desde 1992 é diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica.

Transcrição:  ;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;