Paulo Antoine Skaf

Entrevista

Paulo Antoine Skaf

Entrevista realizada no contexto do projeto “Elites empresariais paulistas” desenvolvido pelo CPDOC entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009, visando a constituição de um banco de entrevistas de história oral acerca da construção dos grupos empresariais paulistas. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CASTRO, Celso (Org.). “Elites Empresariais Paulistas: Depoimentos à FGV”. São Paulo: Editora FGV, 2011, 296 p.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Mário Grynszpan
Paulo Roberto Ribeiro Fontes
Paulo Sérgio de Oliveira Simões Gala
Letícia Borges Nedel
Nelson Marconi
Data: 8/6/2009 a 6/7/2009
Local(ais):
São Paulo ; SP ; Brasil

Duração: 2h33min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Paulo Antoine Skaf
Nascimento: 7/8/1955; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Primário na escola Elvira Brandão, colegial no colégio Santo Américo, CPOR, estágio de instrução para segundo tenente em Lins (SP). Em 1974 ingressou na faculdade de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas não concluiu o curso.
Atividade: Entre 1975 e 1995 administrou a indústria Skaf têxtil, fundada por seu pai, Antoine. Atualmente (2009) é presidente do Instituto Roberto Simonsen e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Equipe


Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Marcella de Souza Paulo Féo ;

Sumário: Thais Blank;

Temas

Administração de empresas;
Assuntos administrativos;
Assuntos familiares;
Carreira militar;
Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva;
Economia;
Empresariado;
Escotismo;
Exportação;
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP);
Forças Armadas;
História de empresas;
Imigração;
Indústria;
Infância;
Meio ambiente;
Políticas públicas;
São Paulo;
Serviço Social da Indústria;

Sumário

1ª Entrevista: 08.06.2009

Origens familiares; a vinda do pai Antoine ao Brasil e o casamento com a mãe Clotilde; a infância em São Paulo; as atividades econômicas do pai; o ingresso no Centro de Preparação de Oficias da Reserva (CPOR); a atividade de escotismo dentro do Colégio Santo Américo no Morumbi; os acampamentos e as viagens com os escoteiros; a importância do escotismo em sua formação; a preocupação com a preservação da natureza; a passagem do escotismo para as Forças Armadas; o papel do exército no Brasil; a decisão por não seguir uma carreira militar; o tempo dividido entre trabalho, faculdade e o CPOR; o casamento e o nascimento dos filhos; o investimento no setor têxtil; a modernização da fábrica do pai; a mudança para Pindamonhangaba, em São Paulo; o apreço por atividades políticas desde criança; a entrada na diretoria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e a posse como presidente da ABIT em 1998; os efeitos na indústria da abertura do mercado brasileiro em 1995; o redirecionamento do seu negócio para a atividade imobiliária e para a vida política; o envolvimento com a ABIT; os projetos e modernizações realizados pela ABIT na presidência de Paulo Skaf; o ingresso na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP); a vitória nas eleições para a presidência da FIESP; os cargos ocupados no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), no Serviço Social da Indústria (SESI), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e no Instituto Roberto Simonsen; os desafios dentro da ABIT; os apoiadores e amigos da ABIT e da FIESP; o engajamento nos debates em torno da Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF).
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados