Pedro Malan II

Pedro Malan II

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou pelo cargo de técnico do Ipea, que ocupou entre 1966 e 2004.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 19/7/2004 a 29/10/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Pedro Sampaio Malan
Nascimento: 19/2/1943; Petrópolis; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: Pesquisador do escritório e depois instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Ministério do Planejamento desde 1966; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ministério do Planejamento durante a gestão do ministro Reis Velloso (1969-1979); fundador e primeiro presidente do Instituto de Economistas do Rio de Janeiro (IERJ), criado em 1977; professor do departamento de economia da PUC-RJ a partir de 1978; professor visitante no centro de estudos latino-americanos da Universidade de Cambridge e Felow do Kings College, reino unido (1980); diretor da divisão de análise de políticas e pesquisas do centro de empresas transnacionais da ONU, em Nova York (a partir de 1983); diretor do departamento de economia internacional e assuntos sociais da ONU (a partir de 1985); diretor executivo do Brasil, Colômbia, República Dominicana, equador, Haiti e filipinas, entre outros, junto ao banco mundial (1986-1990); diretor executivo do Brasil, Equador e Suriname junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (a partir de 1990); consultor especial do Ministério da Fazenda e negociador chefe para assuntos da dívida externa do Brasil, em Washington (1991-1993); presidente do Banco Central do Brasil (1993-1994) e Ministro da Fazenda a partir de 1995.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;

Transcrição: Oswaldo Cordeiro de Farias;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Não há informação;