Pedro Nava

Pedro Nava

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. Faz parte de uma série de entrevistas com os signatários do Manifesto dos Mineiros, realizada em 1977 sob coordenação da pesquisadora Lucia Hippolito. Trechos da entrevista foram publicados no livro GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Lucia Hippolito
Data: 30/3/1977
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Pedro da Silva Nava
Nascimento: 5/6/1903; Juiz de Fora; MG; Brasil;

Falecimento: 13/5/1984; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduado em Mediciana pela Universidade de Minas Gerais (1927).
Atividade: Trabalhou na secretaria de saúde e assistência do estado de Minas Gerais (1921);membro da Academia Brasileira de História das Ciências;membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais;membro honorário e membro correspondente de diversas associações médicas francesas e portuguesas;membro titular da Academia Nacional de Medicina (1957);estagiário no Instituto Português de Reumatologia (1958);membro honorário da Societé Nationale Française de Médicine Physique;estagiário nos hospitais Lariboisière, Ténon, Pitiè de Paris (1958);membro honorário da Sociedade Chilena de Reumatologia;chefe de clínica médica da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (1961).

Levantamento de dados: Lucia Hippolito;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Lucia Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;

Copidesque: Lucia Hippolito;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Lucia Hippolito;

Manifesto dos Mineiros (1943);
Minas Gerais;
Pedro da Silva Nava;
Política estadual;

Sumário

Roteiro: Articulações para o lançamento do manifesto; a redação do documento; as principais lideranças do movimento; a distribuição do manifesto; as razões do lançamento de um manifesto mineiro; análise do texto; a reação do governo federal; as demissões; as assinaturas mais relevantes; a articulação entre o núcleo do manifesto e a UDN; a candidatura de Eduardo Gomes; a queda do Estado Novo; raízes históricas do Manifesto dos Mineiros; PSD e UDN em Minas; o liberalismo em Minas Gerais; o papel da consciência mineira.