Pedro Teixeira Soares

Pedro Teixeira Soares

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta apenas em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). A escolha do entrevistado se justificou por ser arquiteto e urbanista.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CAPÍTULOS da memória do urbanismo carioca : depoimentos ao CPDOC/FGV / Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002. 232p. il.

Lúcia Lippi Oliveira
Américo Oscar Freire
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Marly Silva da Motta
Data: 13/6/2000 a 16/10/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Pedro Teixeira Soares Neto
Nascimento: 1/1/0001; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Arquiteto e Urbanista pela Faculdade Nacional de Arquitetura.
Atividade: Ex-secretário municipal de Planejamento da cidade do Rio de Janeiro (1975-76). Foi diretor adjunto da Embratur e presidente da Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro e assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Pesquisa e elaboração do roteiro: Marly Silva da Motta;Américo Oscar Freire;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Arquitetura;
Chagas Freitas;
Favela;
Juscelino Kubitschek;
Leonel Brizola;
Marcelo Alencar;
Planejamento urbano;
Rio de Janeiro (cidade);
Roberto Saturnino Braga;
Urbanismo;

Sumário

Fita 1 A: origens; formação; trabalho em escritórios e na SURSAN; estrutura da SURSAN; trabalho na Divisão de Concorrências da SURSAN.
Fita 1 B: Departamento de Urbanização (DURB) da SURSAN; Plano Lúcio Costa; Comissão do Plano da Cidade; Escritório de Planejamento Urbano e Conselho de Planejamento; relação da fusão entre as secretarias municipal e estadual de planejamento.
Fita 2 A: FUNDREM, COMLURB; Departamento de Obras e Saneamento (DNOS); Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro (FIDERJ); EMBRATUR; Secretaria Municipal de Planejamento- Coordenação Geral; Comissão do Plano da Cidade (COPLAN); PUB-Rio; governo Saturnino; Jó Resende; Conselho Governo Comunidade; associação de moradores; BNH; Plano da Barra.
Fita 2 B: Flávio Ferreira; Plano Agache; decreto 3800; Plano Diretor; Carta de Atenas; SERFHAU; BNH; Plano Nacional de Saneamento (PLANASA); Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR); Favela-Bairro e Rio Cidade.
Fita 3 A: legislação do uso do solo; decreto 6.000; decreto 3.800; Plano Doxiadis; Conselho de Desenvolvimento Urbano; Grupo Técnico Executivo (GTE); Departamento de Edificações; Conselho de Planejamento Urbano; Governo Chagas Freitas;
Fita 3 B: Escritório de Planejamento Urbano (EPU); Grupo de Trabalho da Baixada de Jacarepaguá (GTBJ); SUDEBAR; estrada Rio-Santos; Fundo Rodoviário; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); decreto 322 e 324; Chagas Freitas; Secretaria de Obras; Secretaria de Planejamento;
Fita 4 A: decreto 322; PUB-Rio; FUNDREM; SURSAN; Secretaria de Obras; Comissão Especial de Legislação Urbana (CELU); CET-Rio; Marcos Tamoio;
Fita 4 B: Comissão do Plano da Cidade (COPLAN); Subcomissão de Legislação Urbana (SULUR); Favela-Bairro; governo Brizola; Operação Interligada; Lei 434 de Botafogo; Legislação de apart-hotel.
Fita 5 A: Legislação de apart-hotel; decreto 3.046 da Barra e decreto 3.044 do hotel residência; Plano de Estruturação Urbana (PEU).
Fita 5 A : decreto 322 e 324; decreto 3.046; Marcelo Alencar, governo Brizola; Darcy Ribeiro; Jó Resende; associação de moradores; governo Saturnino; Departamento de Edificações; Flávio Ferreira; Projetos de Estruturação Urbana (PEUs);
Fita 5 B: Conselhos Governo-Comunidade; Secretaria de Desenvolvimento Urbano; PEU; governo Saturnino; Flávio Ferreira; Instituto de Planejamento (IPLAN); Sérgio Magalhães; Jó Resende; Departamento de Edificações; PUB-Rio; Unidades Espaciais de Planejamento (UEPs); Plano Diretor; Doxiadis; Lei Orgânica.
Fita 6 A: Plano Diretor; PEU; César Maia; Conselho de Política Urbana (CONPUR); Luiz Paulo Conde; Operação Interligada; Chagas Freitas; Rio Cidade; Favela-Bairro; plano estratégico; Carlos Lacerda; Departamento de Urbanismo;
Fita 6 B: Rio Cidade; Hausmann; considerações finais.