Roberto Cavalcanti de Albuquerque

Roberto Cavalcanti de Albuquerque

Entrevista realizada no contexto do projeto "40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido técnico do IPEA entre 1968 e 1991.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Maria Celina D`Araujo
Data: 6/8/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Roberto Cavalcanti de Albuquerque
Formação: Mestrado na Universidade de Columbia (Estados Unidos); pós-graduação em Economia no Instituto de Matemática da Universidade do Colorado (Estados Unidos); bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife.
Atividade: Professor titular de economia na Universidade Federal de Pernambuco; técnico do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada); participou da montagem da secretaria de articulação com estados e municípios, em Brasília; presidente do IPLAN (Instituto de Planejamento de Gestão Governamental);trabalhou no Ministério do Interior;professor na Escola Superior de Guerra.

Transcrição: Luana Soares F. Daraujo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;