Rodrigo de Almeida Ribeiro

Rodrigo de Almeida Ribeiro

Entrevista realizada no contexto do projeto "Capitalismo e tecnologia no Jornalismo contemporâneo: funções sociais e práticas profissionais", desenvolvido pela Profa. Virginia Fonseca, orientada pela Dra. Alzira Alves de Abreu, dentro do plano de atividades do estágio pós-doutoral, realizado no CPDOC, entre março de 2008 e março de 2009. O principal objetivo do trabalho era refletir sobre a identidade do jornalista contemporâneo. A escolha dos entrevistados se justificou pelo cargo de direção na redação da organização jornalística em que atua, circunscrevendo-se, assim, à categoria de elite da profissão. Ele é editor-executivo e editorialista do Jornal do Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.

Virginia Pradelina da Silveira Fonseca
Data: 15/12/2008
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Rodrigo de Almeida Ribeiro
Nascimento: 1/1/0001; Sobral; CE; Brasil ;

Formação: Nasceu em 1970. Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (1993-1997), mestrado em Ciência Política pela UFRJ (2003-2005), doutorado em Ciência Política pelo Iuperj - Rj (2005-2009).
Atividade: Editor executivo e editorialista do Jornal do Brasil.

Levantamento de dados: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Alzira Alves de Abreu;Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;

Transcrição: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca;

Sucessão municipal;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Entrevista: 15.12.2008

Fita 1-A: Origens familiares; formação escolar; formação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (1993-1997); trajetória profissional no Ceará; mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2003-2005); sua atuação no Jornal do Brasil (2003); doutorado em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) (2005); pesquisador visitante da New School for Social Research de Nova York (2006); escolha da profissão; fatos que marcaram sua geração: redemocratização, inflação, instabilidade internacional, sociedade apolítica, insegurança; e os que marcaram sua profissão: coordenação da cobertura do 11 de setembro, cobertura da eleição do Lula (2002), crise econômica internacional, eleição de Barack Obama (2008), reeleição de Lula (2006), escândalos de corrupção no primeiro mandato de Lula, sucessão municipal do Rio de Janeiro (2008), dengue; rotina de trabalho; descreve as funções que exerce no Jornal do Brasil; atividades acadêmicas; como os fatos viram notícia; longo relato sobre o jornalismo e os jornalistas como formadores de opinião; objetividade e imparcialidade no jornalismo; como sua pesquisa sobre o PT reflete na prática jornalística; necessidade de renovação do jornal impresso frente a outros meios de comunicação; necessidade de maior especialização dos jornalistas.