Ronaldo Costa Couto

Ronaldo Costa Couto

Entrevista realizada pelo Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, criado pelo convênio entre a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o CPDOC-FGV, em 1997. O Núcleo se constitui em um centro de produção intelectual e referência documental sobre a história política da cidade e do estado do Rio de Janeiro. Entre outros resultados, ele publica as entrevistas editadas na coleção "Conversando sobre Política". Esta entrevista encontra-se disponível apenas em sua versão publicada no livro "A construção de um estado: a fusão em debate". Organizadores Marly Motta e Carlos Eduardo Sarmento. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2001. O entrevistado foi secretário de Planejamento do estado do Rio de Janeiro no governo Faria Lima.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: A CONSTRUÇÃO de um Estado: A fusão em debate / Organizadores Marly Silva da Motta e Carlos Eduardo Sarmento; [Entrevistadores Américo Freire ...[et al] ; Edição de texto: Lucia Hippolito] . Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001. 254p. il.

Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Data: 23/2/2000
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Ronaldo Costa Couto
Nascimento: 3/10/1942; Luz; MG; Brasil;

Formação: Economista formado pela UFMG, especializou-se em Planejamento e Desenvolvimento no Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social (Ilpes) e doutorou-se em História na Universidade de Paris-Sorbonne.
Atividade: Professor da UFMG entre 1967 e 1973, trabalhou na secretaria de fazenda de Minas Gerais (1971-73), durante o governo Rondon Pacheco. Gerente de desenvolvimento da Cia. Vale do Rio Doce; secretário de planejamento RJ (1975-79) e MG (1983-85); governador de Brasília (1985); ministro do interior (1985-87); chefe do gabinete civil (1987-89) e Ministro do Trabalho (1988).

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Fusão Rio de Janeiro - Guanabara (1975);