Wagner Siqueira

Wagner Siqueira

Entrevista realizada no contexto do projeto "EBAPE: 50 anos de história" desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola Brasileira de Administração Pública, entre junho de 2001 e março de 2002. O projeto resultou na publicação do livro "A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC" / Organizadoras: Helena Bomeny e Marly Motta. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido aluno da EBAP.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: BOMENY, Helena; MOTTA Marly (Orgs.). A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 492p. il.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Marly Silva da Motta
Data: 22/10/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Wagner Huckleberry Siqueira
Formação: Faculdade de Administração na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape-FGV).
Atividade: Diretor da Embratur (1971-1973); presidente da Fundação Escola de Serviço Público; secretário- adjunto da Secretaria de Modernização Administrativa (Semor); vereador pelo PMDB; deputado pelo PMDB.

Transcrição: Claudia Peçanha da Trindade;

Conferência da transcrição: André Vianna Dantas;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Administração;
Administração de empresas;
Administração pública;
Anos 1970;
Ciências Sociais;
Corporativismo;
Direita;
Esquerda;
Furnas Centrais Elétricas;
Informática;
Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB;
Pontifícia Universidade Católica;

Sumário

FITA 1-A: Motivações para a escolha da EBAP, em 1967; a responsabilidade de ser filho de Belmiro Siqueira; o ambiente político da Escola: direita x esquerda; o perfil de Kleber Tatinge Nascimento e os motivos de sua escolha para a direção da Escola, em 1970; comentários acerca de Sérgio Machado, colega de turma na EBAP e atual senador da República; a atuação política do entrevistado dentro da Escola; novos comentários acerca dos motivos da escolha de Kleber Nascimento para a direção da Escola, em 1970; a disputa pelas rédeas da Escola entre diferentes gerações de administradores: sobre o fim da graduação, nos anos 1980, como resultado de uma nova concepção em torno do papel da Escola; acerca do papel atual da graduação em Administração; sobre o forte conteúdo de Ciências Sociais de sua graduação na EBAP, na segunda metade dos anos 1960; o estágio em Furnas ao término da graduação, em 1970; como diretor da Embratur, de 1971 a 1973; as perspectivas profissionais dos recém-formadas oriundos da EBAP nos anos 70: a forte demanda da década de 70 e a formação de excelência oferecida pela EBAP na mesma época.

FITA 1-B: a formação de excelência oferecida pela EBAP na mesma época (cont.); sobre o mercado existente hoje para os cursos de graduação em administração: PUC e IBEMEC; a experiência na Embratur (1971-73); como presidente da Fundação Escola de Serviço Público, a partir de 1975; como secretário-adjunto da Secretaria de Modernização Administrativa (SEMOR), em Brasília, a partir de 1979; primeiro presidente do iplanRIO; avaliação da administração pública no período dos anos 1970 e 80; a atividade política: vereador em 1988 e deputado em 1990, pelo PMDB; o fechamento do mercado de consultoria, para o entrevistado, logo após seu ingresso na carreira política; as diferenças entre a administração pública e privada: o papel atual da EBAP na formação do administrador moderno com o retorno da graduação; o corporativismo na sociedade brasileira.

FITA 2-A: o corporativismo na sociedade brasileira (cont.); novos comentários sobre o retorno do curso de graduação da EBAP em 2002: o importante papel da informática no processo educacional contemporâneo.