CAMILO SILVA MONTENEGRO DUARTE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DUARTE, Montenegro
Nome Completo: CAMILO SILVA MONTENEGRO DUARTE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
DUARTE, Montenegro

DUARTE, Montenegro

*dep. fed.  PA 1967-1969.

 

            Camilo Silva Montenegro Duarte nasceu em Belém no dia 13 de maio de 1932, filho de Vicente Severino Duarte e de Anita Silva Montenegro Duarte.

            Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela antiga Faculdade de Direito do Pará no ano de 1955. Fez os cursos de planejamento econômico regional na Fundação Getúlio Vargas e de especiali­zação para professores de economia, no Conselho Nacional de Economia.

             Foi membro da comissão de planejamento da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), dire­tor-geral da Fazenda e secretário municipal das Finanças de Belém.  Diretor e depois pre­sidente do Banco da Amazônia S.A. (Basa), exercia esse cargo quando, no pleito de novembro de 1966, elegeu-se deputado federal pelo Pará na legenda da Aliança Renovadora Na­cional (Arena), tendo sido o candidato mais votado de sua legenda no estado.  Assumiu uma cadeira de deputado federal em fevereiro de 1967, integrando a Comissão de Justiça e Legislação da Câmara antes de ter seu manda­to cassado e seus direitos políticos suspensos, no dia 7 de fevereiro de 1969, com base no Ato Institucional nº. 5, promulgado em 13 de dezembro do ano anterior.

             Afastado da política, exerceu as atividades de consultor jurídico de diversas empresas nacionais e do estado do Pará, entre as quais Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Pará (Sinduscon) e Associação Comercial do Pará (ACP).

             Montenegro Duarte foi ainda professor titular de direito da Universidade Federal do Pará,  membro da Comissão Consultiva Bancária do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Conselho Seccional do Pará, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e membro efetivo do Instituto dos Advogados do Rio de Janeiro (IAB/RJ).

             Casou-se com Teresinha Azevedo Monte­negro Duarte, com quem teve três filhos.

 

FONTES:  ARQ.  DEP.  PESQ.  JORNAL DO BRASIL; CÂM.  DEP.  Deputados brasileiros. Repertório (1967-1971); CURRIC. BIOG.; ROQUE, C. Grande.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados