Luiz Alves Ferreira

Luiz Alves Ferreira

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por ter fundado o Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), e por seu cargo como primeiro presidente da entidade.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 8/9/2004 a 9/9/2004
São Luís ; MA ; Brasil

Nome completo: Luiz Alves Ferreira
Nascimento: 16/10/1944; Brejo; MA; Brasil;

Formação: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1971) e mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (1992).
Atividade: Membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde e professor adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão. Foi um dos fundadores do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), e primeiro presidente da entidade.

Transcrição: Amilcar Araujo Pereira; ;

Racismo;
Saúde pública;

FITA 1-A
Origem familiar; comentários sobre a trajetória da avó paterna; lembranças das habilidades musicais da família do entrevistado; críticas às técnicas de plantio na região do Vale do Rio Parnaíba; trajetória educacional do entrevistado; informações sobre a Campanha Nacional do Educandário Gratuito; a participação do entrevistado no movimento estudantil no Maranhão; a entrada para a faculdade de Ciências Médicas da Sociedade Maranhense de Cultura Superior (1966) e a opção pela medicina; críticas à política educacional brasileira; comentários sobre a criação da Universidade do Maranhão.

FITA 1-B
Breves recordações da experiência no movimento estudantil da faculdade; comentários sobre as comemorações pela formatura do entrevistado (1971); debate sobre a importância da valorização da identidade negra; a cobrança da família para o entrevistado seguir a carreira política, considerações sobre os dois anos de estudos em patologia na Universidade de São Paulo - USP; comentários sobre a situação do sistema de saúde nas comunidades pobres e negras; a trajetória profissional do entrevistado após a formatura; lembranças do contexto da fundação do Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN (1979); breves comentários sobre Lélia Gonzalez; explicações sobre a organização do CCN.

2a Entrevista: 09.09.2004

FITA 2-A
A questão da terra como estratégia de luta do CCN; discussão sobre a importância dos quilombos no Maranhão; informações sobre o 2o Encontro Norte-Nordeste; comentários sobre as formas de atuação do CCN durante a gestão do entrevistado; novas informações sobre a organização do CCN; longos comentários sobre a saúde pública no Brasil; balanço das diferentes formas de militância do entrevistado.